Você está aqui

O dia-a-dia do Fórum

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original: Notícias exclusivas para a Rets








As discussões principais vão girar em torno dos cinco eixos temáticos eleitos: "Desenvolvimento democrático e sustentável"; "Princípios e valores, direitos humanos, diversidade e igualdade", "Mídia, cultura e contra-hegemonia", "Poder político, sociedade civil e democracia" e "Ordem mundial democrática, combate à militarização e promoção da paz".


Dentro dos eixos, pelo menos uma conferência deverá acontecer, com a finalidade de socializar visões e análises para o grande público do Fórum. A programação delas ainda está sendo construída pelo Comitê Organizador (veja box ao lado, sobre as instituições integrantes).


Além disso, os acontecimentos oficiais incluirão ainda testemunhos, reunindo personalidades ou grupos de pessoas que atuam numa mesma área com trajetórias exemplares. Segundo os organizadores, estes testemunhos são "uma forma de valorizar o patrimônio político-cultural das entidades, organizações e movimentos que constróem o FSM".


Os seminários que também estão previstos para o Fórum "são espaços de reflexão conjunta sobre o "estado da questão" e o apontamento de possíveis desdobramentos em torno de uma temática delimitada dos subtemas em cada eixo", conforme define o programa oficial. Serão a oportunidade para se consolidar as propostas e estratégias com relação aos temas debatidos nos eixos.


Já as Oficinas serão atividades propostas pelas instituições e movimentos participantes. Servem como um caldeirão prático de idéias e interações. As organizações que se inscreverem como delegadas do Fórum podem propor oficinas. O prazo vai até o dia 29 de novembro e os detalhes e a ficha de inscrição podem ser encontrados no link Inscrição de Oficinas , ao lado.


As mesas de diálogo e controvérsia colocarão frente à frente atores sociais de diferentes procedências e convicções, para justamente explicitar as posições. A idéia é fazer com que fique bem claro para o público a opinião sustentada por cada um dos participantes das mesas, permitindo, assim, a construção de massa crítica.


Além disso, os jovens também têm espaço reservado no FSM 2003. O Acampamento Intercontinental da Juventude (que acontece desde o primeiro encontro, em 2001) vai reunir estudantes, integrantes de ONGs etc., no Parque Harmonia. O acampamento começa no dia 18 de janeiro e vai até o dia 29.


Também serão objeto de discussão os diversos Fóruns Sociais regionais e temáticos que acontecem pelo mundo ao longo deste ano, ou simultaneamente ao FSM 2003. Estes também serão debatidos em Porto Alegre. Em 2002, já aconteceu em agosto o Fórum Social Temático Argentina. Já está programado o Fórum Social Europeu, de 7 a 10 de novembro, em Florença, na Itália. Pouco antes do FSM 2003, acontecerá o Fórum Social Asiático, de 2 a 7 de janeiro, em Hyderabad, Índia.


Também estão programados o Fórum Social Pan-Amazônico, de 16 a 19 de janeiro em Belém, Pará. O Fórum Social Mediterrâneo, na Espanha, para o final de novembro de 2003; o Fórum Social Pan-Americano, possivelmente em outubro do ano que vem; e o Fórum Social Temático Palestina, ainda sem data e local.


 


Maria Eduarda Mattar

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer