Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor
Lugar de criança é na escola e em casa, junto com a família. Essa é a idéia do Projeto Da Rua para a Escola, desenvolvido pela Associação Brasileira Terra dos Homens em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA). O objetivo do projeto é restabelecer a convivência familiar e comunitária das crianças que se encontram em situação de rua.
Lançada em agosto deste ano, a publicação "Cuidar de Quem Cuida - Reintegração Familiar de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua" apresenta os resultados do Projeto Da Rua para a Escola, que existe desde 1999 e já atendeu 597 famílias, reintegrando 1991 crianças e adolescentes, no Rio de Janeiro, nos municípios da Baixada Fluminense, em Niterói, em São Gonçalo, em Itaguaí e em Seropédica.
A proposta inicial era de atuar apenas na cidade do Rio de Janeiro. Mas a equipe do projeto constatou que muitas crianças migravam de outros municípios do Estado para a capital. As crianças saíam de casa sozinhas ou com as suas famílias para fugir das ameaças dos traficantes de drogas da sua comunidade e garantir o seu sustento, vendendo bala, engraxando sapato, prostituindo-se, perambulando e mendigando.
Após um trabalho de abordagem realizado pela Central de Triagem e Recepção da FIA, são encaminhadas para o projeto as crianças em situação de rua que tenham algum referencial familiar. A equipe é formada por seis assistentes sociais e seis psicólogos da Terra dos Homens, que trabalham em duplas, atendendo cada família por um período de cerca de um ano. Através de visitas domiciliares e entrevistas, os profissionais buscam conhecer o contexto onde a criança está inserida – o local onde a família mora e a relação que seus integrantes têm entre si e com a comunidade. Uma vez por mês, são realizadas reuniões com as famílias, onde são discutidos assuntos como cidadania, higiene, violência doméstica, dependência química, prostituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente. O principal objetivo da equipe é de fortalecer as relações familiares. "Para haver alguma mudança na vida da criança, é necessário atingir todas as pessoas da família", afirma Márcia Melo, coordenadora do projeto Da Rua para a Escola, que segue a proposta da Terra dos Homens de que, sem um trabalho que envolva toda a família, a criança que vive este tipo de problema costuma retornar às ruas. Outra meta do projeto é o retorno da criança para a escola que, segundo Márcia, geralmente não é valorizada pelos pais que não têm escolaridade.
Para a coordenadora, os profissionais da equipe devem ter um olhar diferenciado em relação às famílias atendidas e analisar junto com elas alternativas para uma mudança. "Eles devem ver que as famílias são capazes de reverter o seu quadro de miséria e que cada uma tem o seu tempo para mudar", diz.
Para cada responsável da família, é concedido por mês um subsídio financeiro e uma cesta de alimentos, repassados pela FIA, com o propósito de estimular alguma alternativa de geração de renda, evitando assim um caráter assistencialista. "Muitas vezes o pai está desempregado, é alcóolatra e o filho acaba se tornando responsável pelo sustento da família, em vez de brincar e estudar – o que determina uma troca de papéis e o surgimento de conflitos. Quando o pai recebe o subsídio, ele passa a acreditar que pode ser responsável de fato e mudar a situação da sua família", conta Márcia. Quando necessário, é realizado o encaminhamento a outras instituições, como centros de dependência química, para intensificar o acompanhamento das famílias. Com todo o incentivo proporcionado pelo projeto, algumas famílias chegam a se organizar em grupos para formar cooperativas e reivindicar recursos para a sua comunidade.
Os resultados do Projeto Da Rua para a Escola mostram que, muitas vezes, a saída para as crianças e adolescentes em situação de risco social pode ser encontrada, não com a ruptura familiar, mas sim dentro das suas próprias casas.
Mais informações sobre o Projeto Da Rua para a Escola em www.terradoshomens.org.br ou pelo correio eletrônico terradoshomens@terradoshomens.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer