Você está aqui

Investindo em cultura e cidadania

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Como a iniciativa privada pode promover o desenvolvimento da cultura no país e, ao mesmo tempo, contribuir para uma causa social? A resposta para esta pergunta deverá ser respondida no decorrer das atividades do Seminário Cultura e Investimento Social Privado, que será realizado no dia 31 de outubro, no Salão Nobre da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EASP), em São Paulo (SP). Promovido pelo Centro de Estudos do Terceiro Setor e o Centro de Estudos da Cultura e do Consumo, ambos da FGV-EAESP, em parceria com o Instituto Pensarte e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), o evento contará com a presença de representantes das organizações realizadoras, do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e de empresas privadas. Segundo Letícia Pires, diretora do Instituto Pensarte, o objetivo do seminário é apresentar para o público a iniciativa de empresas de investimento em cultura, tendo em vista o desenvolvimento social, e discutir o tema para incentivar novas ações nesse sentido.


O evento incluirá conferências e debates sobre "Cultura e desenvolvimento social", "O público e o privado nas políticas culturais", "Investimento privado em cultura e incentivos fiscais" e "Alternativas de investimento e o papel da iniciativa privada". Os temas abordados permitirão a discussão sobre a importância da cultura para o desenvolvimento social, políticas públicas de investimento em cultura, o papel das empresas no fomento à cultura, responsabilidade social, e a relação entre empresas e organizações de cunho social. Haverá ainda a exposição de alternativas de investimento privado em cultura, como os casos do Itaú Cultural, Telemig Celular e Gtech Brasil.


O seminário é voltado, principalmente, para empresários e executivos que já estão envolvidos em ações de responsabilidade social, e querem saber mais sobre como contribuir na área da cultura. Também podem participar do evento estudantes de Administração, Comunicação, e outros que estiverem interessados no tema. A idéia é introduzir o tema, esclarecer os conceitos e as contribuições sociais e estratégicas do investimento em cultura, e, para quem já conhece e administra nessa área, ampliar o seu conhecimento e o seu universo de investimento.


Segundo Letícia, os investimentos em cultura têm crescido muito nos últimos anos. Além disso o perfil dos investimentos está mudando. "As empresas, que antes patrocinavam principalmente shows e eventos de impacto pontual, têm investido cada vez mais em ações de impacto social com uma maior abrangência e a longo prazo", afirma.


Os benefícios do investimento social privado em cultura vão além dos incentivos fiscais, que possibilitam o abatimento de impostos – como a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual e outras leis de incentivo à cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal -, e da contribuição para o marketing institucional da empresa. Judi Cavalcante, diretor executivo-adjunto do Gife, diz que o seminário é inovador ao procurar distinguir marketing social e ações de responsabilidade social em cultura (que têm como objetivo principal agregar valor à marca da empresa) do investimento social privado em cultura. A prática deste último é baseado em critérios e preocupações bem diferentes. "No investimento social privado, o projeto é elaborado a partir das necessidades do seu público-alvo, e não do ponto de vista da empresa. Nesse caso, o principal objetivo é de transformação social. Essa diferença, aparentemente sutil, é determinante para os resultados do projeto". Cavalcante lembra ainda que "cultura não é instrumento desenvolvimento da cidadania; faz parte dele".


As inscrições para o Seminário Cultura e Investimento Social Privado podem ser feitas pelo telefone (11) 3819-3379 ou através do correio eletrônico seminario@institutopensarte.org.br. Mais informações em www.institutopensarte.org.br/culturaeinvestimentosocialprivado.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer