Você está aqui

E pra Criança, nada?

Autor original: Mariana Loiola

Seção original:

Na comunidade de Heliópolis, em São Paulo (SP), o mês da criança não é apenas motivo para comemoração, mas também para reivindicação. Desde o dia 12 de outubro, a campanha "E pra Criança, nada? Tudo! E como é que é!" tem envolvido os moradores da comunidade na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Organizada pela União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas), em parceria com a comunidade de Heliópolis, a ação tem como objetivo sensibilizar as autoridades para que os orçamentos municipais, estaduais e federal destinem mais recursos para as políticas públicas de juventude, com transparência e agilidade. Para alcançar este objetivo, a instituição está levando para a Câmara dos Vereadores e a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo propostas de financiamento para as ações que as comunidades realizam em benefício da infância. As atividades da campanha, que conta com o apoio da ActionAid Brasil, devem se estender até o dia 15 de novembro. Mas os organizadores continuarão em contato com os parlamentares até 15 de dezembro, quando serão votados os orçamentos municipal e estadual de 2003 na área da criança e do adolescente.


A Unas está mobilizando os moradores de Heliópolis e adjacências, através de atividades recreativas e culturais, com o objetivo de reunir cerca de 500 pessoas, entre crianças, adolescentes e pais, para participarem de reuniões com lideranças partidárias da Câmara e Assembléia. Dinâmicas organizadas pela instituição preparam os jovens para que, em seção solene, exponham suas experiências e proponham emendas orçamentárias voltadas para as suas faixas etárias.


Segundo José Geraldo de P. Pinto, secretário geral da Unas, ainda são muito reduzidos os recursos voltados para os projetos preventivos que as comunidades lutam para manter - já há algum tempo. "A Prefeitura cria novos projetos voltados para os jovens e se esquece daqueles que já são desenvolvidos dentro das comunidades", diz. Um exemplo é o 'Projeto Se liga, galera!', da Unas, que oferece oficinas culturais para adolescentes e que terá o financiamento encerrado este ano. "Estamos lutando para dar continuidade a essa iniciativa, assim como ampliar os nossos projetos de complementação escolar e creches", diz. No total, a Unas atende, por dia, cerca de 3.000 crianças e adolescentes, entre 7 e 22 anos, que participam de diversos projetos realizados em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e a iniciativa privada.


A Unas pretende também conquistar apoios e adesões de movimentos de outras comunidades para fortalecer a campanha. Quem quiser participar da iniciativa, apoiar as atividades ou obter mais informações, pode entrar em contato com a Unas pelo telefone (11) 272-0148 ou através do correio eletrônico unass@uol.com.br.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer