Você está aqui

Expo Dlis

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Conhecer, debater e criar alternativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Brasil. Esses são os objetivos da Expo Brasil Desenvolvimento Local, a Expo Dlis, que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 20 a 23 de novembro e é organizada pela Rede Dlis. Na programação constam mesas de debates, painéis, palestras e estandes de organizações sociais, privadas e governamentais pelos quais devem passar aproximadamente mil pessoas de todos os setores da sociedade.


O conceito de desenvolvimento local abrange ações como tornar atores locais protagonistas de mudanças sociais a partir do estímulo ao empreendedorismo por meio de microcrédito, formação de redes produtivas, entre outros fomentos. Há ainda preocupação com novos padrões produtivos e de reprodução ambiental, além da participação popular nas esferas políticas de suas comunidades. O conceito existe desde a década de 90, mas ganhou força de dois anos para cá com o trabalho de diversas organizações sociais, entre elas a Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, a Rede Dlis.


O objetivo da Expo Dlis é ser um fórum de discussão e fortalecimento de experiências. “Há um grande conjunto de iniciativas que podem ter mais visibilidade e esse é um espaço para elas se comunicarem e articularem”, diz Caio Silveira, coordenador do evento.


As atividades estão divididas em 12 temas: arranjos e cadeias produtivas; capital social; gênero e desenvolvimento local; gestão social do território; panorama das experiências; geral; tecnologias e instrumentos de comunicação e informação; comércio justo; meio ambiente; microcrédito; e responsabilidade social das empresas e investimentos privados em desenvolvimento local.


Para debater os temas foram convidados especialistas, inclusive de renome internacional como o filósofo francês Pierre Lévy, que fará palestra de encerramento sobre inteligência coletiva, o italiano Paolo Gurisatti, que participa de mesa redonda sobre mobilização produtiva no dia 21, e o polonês Ignacy Sachs, diretor de pesquisa da École des Hautes Études en Sciences Sociales, cuja palestra no dia 20 abordará o tema desenvolvimento local e geração de empregos.


Entre os brasileiros estarão Caio Silveira, coordenador da Rede Dlis; Jorge Werthein, da Unesco; Walter Franco, do PNUD; Augusto de Franco, da Comunidade Solidária; Pedro Cunca Bocayuva, da Fase; José Eli da Veiga, professor da USP e Secretário do CNDRS, e Ruth Cardoso.


A Rits estará presente nos temas gênero e desenvolvimento local - painel do qual a coordenadora da área de informações, Graciela Selaimen, participa - e inclusão digital, tema sobre o qual falará Carlos Afonso, diretor de desenvolvimento da instituição. Vale lembrar que a Rits teve papel importante no desenvolvimento da Rede Dlis - provendo infra-estrutura física e de Internet, desenvolvendo tanto o portal da Rede quanto o site do evento e gerando condições de para sua sustentabilidade e dinamização.


A Expo Dlis será realizada em quatro auditórios, seis salas e uma área de 1800 m², onde acontece uma feira com exposições de projetos de organizações e empresas. “Há muita coisa sendo experimentada a partir desse conceito pelo Brasil. Várias serão contadas por lideranças locais”, afirma Caio.


As inscrições custam R$ 40 para estudantes de graduação universitária e cada membro de organização social ou empresa que envie pelo menos três representantes. A taxa individual custa R$ 80. O formulário de inscrição está disponível na página do evento (http://expo.rededlis.org.br) até 11 de novembro. Quem não se inscrever até essa data pode fazer a inscrição no próprio local no dia 20 de novembro, quando começa a Expo Dlis. Mais informações pelo telefone (21) 2491-2443.


 


Marcelo Medeiros

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer