Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Foi-se o tempo em que o debate sobre a preservação da água era de domínio apenas de ambientalistas. A população é cada vez mais estimulada a refletir sobre o seu papel nessa questão. Um bom exemplo disso é o Festival Água no 3º Milênio, que acontece anualmente em Caxambu (MG), e convida a população, entidades e todos os setores da sociedade local a participarem de atividades em torno de temas relacionados à água. A terceira edição do evento, que será realizado entre os dias 21 e 24 de novembro próximo, terá como tema principal "Água Pela Paz".
Este evento, que reúne arte e ecologia em uma festa popular na Estância Hidromineral de Caxambu, sul de Minas Gerais, é realizado pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). A instituição tem planos para expandir para outras cidades o projeto do festival, que já faz parte do calendário civil de eventos da cidade turística de Caxambu.
Segundo Marisa Mendes Machado, autora e coordenadora geral do projeto, a proposta é de construir um cenário de interação para discussões de temas importantes e conscientizar a população em relação ao uso da água. A terceira edição do Festival pretende informar e sensibilizar o público sobre a necessidade de preservação da água no planeta, com a idéia de que "a paz pode ser cultivada dentro de cada um, nas relações de convivência e nas atitudes diante da natureza".
O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados que queiram ir a Caxambu, mas pretende atingir, principalmente, a população local. Haverá atividades de educação ambiental em diversos pontos da cidade, para pessoas de todas as faixas etárias e de todos o níveis de conhecimento. Estão programadas, por exemplo, oficinas para crianças e outras das quais analfabetos também terão condições de participar.
Palestras, mesas-redondas, oficinas, lançamentos de livros, mostra de vídeos, música, exposições e demonstrações de projetos fazem parte da programação do festival. Educadores, artistas, pesquisadores e pessoas interessadas no tema se inscreveram voluntariamente para o evento, para a divulgação de trabalhos relacionados ao meio ambiente e que mostram a água como fonte de vida para os seres humanos, essencial para a saúde e para o desenvolvimento sustentável. As atividades artísticas, recreativas, culturais e ecológicas acontecerão durante o todo o dia no Parque das Águas e em diversos hotéis da cidade. Músicos, poetas e atores estarão se apresentando ainda em hospitais, igrejas, escolas, asilos, restaurantes etc.
Marisa acredita que pelo menos 10 mil pessoas (50% da população de Caxambu) possam ser atingidas de uma forma ou de outra pelo projeto, já que o festival contará também com a cobertura da mídia local. "Com esse festival, provamos que é possível realizar um grande evento de cidadania, envolvendo toda a população, a partir de uma idéia simples, com poucos recursos, muita alegria e disposição", diz.
A programação do III Festival Água no 3º Milênio está disponível em www.novoencanto.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo correio eletrônico festivalaguano3milenio@hotmail.com.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer