Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Diversas instituições programaram atividades para celelbrar o 20 de novembro. No sábado, 16, ocorre no Rio de Janeiro o Fórum Nacional de Entidades Negras, promovido pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e pelo Ceap, com o apoio das organizações do Movimento Negro e da sociedade civil. O evento acontece das 9h às 17h, no auditório 13 da UERJ, no Maracanã. (Informações com a Secretaria Executiva do Ceap, pelos telefones 2232-7077 e 2222-9130).
No próprio dia 20, o bairro mais negro do Brasil, o Pelourinho, receberá a a Caminhada da Liberdade 2002, promovida pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia. A entidade reúne instituições como o Bloco Afro Ilê Aiyê e a Associação Nacional dos Advogados Afro-descendentes. Também no dia 20, será realizado na Mangueira, Rio de Janeiro, a Festa da Raça, com almoço, comidas típicas e bebidas, blocos afro e folclóricos, show de pagode e oficinas culturais. A festa, que terá início às 11h, na Rua Visconde de Niterói, 354.
Em Santo André, acontece em 30 de novembro o evento Negro Universo, numa iniciativa do projeto Oficinativa. A intenção é "fazer um panorama da contribuição dos afrodescendentes na cena contemporânea social brasileira". Haverá intervenções artísticas, culinárias, estilísticas e religiosas, além de pequenas oficinas e exposições. A entrada é franca e o local é a Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André). O telefone para mais informações é (11) 9554-2129, com Carlos Rogério.
Também no dia 30, acontece mais uma apresentação do espetáculo "O Segredo das Iabás", encenado pelo Grupo Okun de Cultura Afro-Brasileira e resultado de um projeto de pesquisa e criação que começou em fevereiro deste ano. A estréia foi no dia 11 deste mês. "Guardamos a estréia para novembro justamente porque neste mês o público e a mídia estão mais atentos aos temas relacionadas à negritude. De qualquer forma, defendemos que as programações culturais em geral devem abrir espaço para as manifestações de origem negra no decorrer do ano todo e não apenas em datas comemorativas como o 13 de maio ou o 20 de novembro", defende e educador e dançarino Álvaro Santos, diretor do Grupo.
O espetáculo - que junta danças tradicionais e técnicas contemporâneas - é dedicado ao universo feminino na mitologia africana e traz as coreografias Iemanjá, Iansã, Oxum, Oxalá, Nanã, Obá, Xangô e Ewá, inspiradas nos movimentos, saberes e expressões da cultura afro-brasileira. O Grupo Okun de Cultura Afro-Brasileira é formado por artistas brancos e negros interessados em pesquisar e divulgar a cultura afro-brasileira. A apresentação acontece no Sesc São Carlos (Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, São Carlos, SP) e a entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones (11) 9152-3411 e (11) 5681-4320, com Immaculada Lopez, ou pelo e-mail lopez@uol.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer