Você está aqui

Ceris comemora 40 anos de atividades

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

No dia 1º de outubro, o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris) comemorou os seus 40 anos de existência. Fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em 1962, a instituição tem como objetivo propiciar aos setores mais pobres e excluídos da sociedade a obtenção de melhoria de suas condições de vida, estimulando reflexões e práticas sociais transformadoras, sobretudo aquelas realizadas pelas próprias comunidades. Segundo Rogério Dardeau, chefe de departamento da Diretoria Executiva da organização, nas quatro décadas de atividades, estas metas foram amplamente atingidas pela entidade.


As principais ações do Ceris neste período foram as pesquisas sociológicas, o apoio a miniprojetos, as avaliações para instituições da cooperação internacional, o acompanhamento censitário da Igreja Católica no Brasil, seminários e publicações. Segundo Dardeau, atualmente a instituição se diferencia da que foi criada em 1962 por organizações religiosas pela diversidade de formas através das quais realiza sua missão. "O Fundo de Apoio a Miniprojetos (FAM), por exemplo, foi criado muitos anos após a fundação. E a produção de materiais de auto-instrução sobre o trabalho para trabalhadores é recente, da década de 90", contou. Para saber mais sobre o FAM, leia a matéria ao lado.


Rogério Dardeau destaca também que a linha dos estudos feitos pelo Ceris durante estes 40 anos está baseada não só nas pesquisas em sociologia da religião, mas também naquelas voltadas a investigar outros temas, como realidade urbana, violência, ambiente educacional, sociologia geral, entre outros. "Muitas pesquisas realizadas pelo Ceris, ao longo da própria existência, tiveram ampla repercussão", disse Dardeau. Ele ressaltou dois trabalhos feitos pela instituição nos últimos anos: Pesquisa Perfil do Catolicismo no Brasil (1996-2001) e Obras Sociais da Igreja Católica (1996-2000).

Um dos principais destaques da instituição é o acompanhamento anual de dezenas de projetos sociais comunitários, atentando para aspectos como capacidades técnica, política e financeira; capacitando os seus gestores em métodos de planejamento, elaboração de diagnósticos e análise de resultados; realizando capacitação em gênero, segurança alimentar, saúde, protagonismo infanto-juvenil e captação e gestão de recursos, entre outras lihas de ação. "O Ceris, dentre suas diversas atividades no campo social, analisa, acompanha, monitora e avalia projetos, coordena e administra fundos de apoio a projetos de médio porte, além de prestar serviços e consultorias pontuais a diversas agências internacionais de cooperação", explicou o chefe de departamento da Diretoria Executiva.


Concurso Nacional Ação Durban


Uma das ações mais recentes da organização é o Concurso Nacional Ação Durban, cujos resultados acabam de ser divulgados (foram publicados em 22 de novembro). O concurso nasceu para apoiar iniciativas que implementem o plano de ação da 3ª Conferência das Nações Unidas contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e a Intolerância Correlata, realizada em Durban, África do Sul, em setembro de 2001. As propostas escolhidas receberão até R$ 30 mil para sua implementação. A intenção do Ceris ao lançar este concurso foi estimular experiências de combate ao racismo e desenvolvimento de políticas públicas para reduzir os efeitos da discriminação racial. Além disso, pretendeu difundir informações sobre experiências de sucesso inspiradas na Conferência de Durban.


Rogério Dardeau afirma que a receptividade da iniciativa foi excelente, pois a instituição recebeu centenas de propostas. Somente o estado de Roraima não teve representantes no concurso. A lista dos ganhadores da iniciativa pode ser vista no site da instituição. "As instituições vencedoras deverão empregar os recursos estritamente conforme o que foi apresentado na proposta", ressalta Rogério.

 


Julio Cesar Brazil

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer