Você está aqui

Instituto Telemar recebe inscrições para apoio

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Com menos de um ano de existência, o Instituto Telemar abre pela primeira vez inscrições para projetos sociais, através do Programa de Apoio 2003. Entidades de todo o Brasil, que possuam propostas com foco em educação e cultura e estejam identificados com a causa do Instituto Telemar, têm até o dia 30 de dezembro de 2002 para enviar projetos. 


Maria Arlete Mendes Gonçalves, gerente do Instituto Telemar, diz que, antes, as entidades procuravam o Instituto e levavam propostas de apoio ou financiamento. Com o lançamento do Programa de Apoio, as solicitações passam a ser sistematizadas. "Agora poderemos examinar melhor e escolher os projetos que estão mais afinados com a proposta do Instituto", diz. A idéia é que todos os anos, neste mesmo período, sejam realizadas inscrições para o Programa de Apoio.


Além de dar apoio financeiro, o Instituto busca estabelecer uma relação de parceria, através do acompanhamento e, quando necessário, apoio técnico para os projetos. As propostas selecionadas deverão se identificar com a missão do Instituto que é "promover o desenvolvimento da cidadania, por meio da democratização do conhecimento e da valorização da diversidade cultural brasileira, visando à inclusão social de comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano".


Serão priorizados os projetos de educação e cultura que utilizam as novas tecnologias como forma de inclusão social de crianças e adolescentes. As propostas devem ser criativas, gerar impacto social, ter resultados mensuráveis, favorecer a participação direta dos beneficiários e preservar a sua identidade cultural, para que as ações sejam implementadas a partir da experiência adquirida pela própria comunidade beneficiada. A duração do apoio vai depender do desenvolvimento de cada projeto. No entanto, segundo Maria Arlete, serão evitadas iniciativas pontuais, por isso, é importante que os projetos busquem continuidade e auto-sustentabilidade.


A gerente cita o projeto Liberdade Digital do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) como um exemplo dos projetos apoiados pelo Instituto que estão sendo bem-sucedidos. Ainda é cedo para fazer uma avaliação precisa da parceria, mas, segundo Maria Arlete, os resultados do Liberdade Digital - que promove cursos de informática com o objetivo de abrir perspectivas de trabalho para os jovens internos do Degase – passaram a ser mais agilizados.


As inscrições de programas sociais para apoios e parcerias do Instituto Telemar em 2003 podem ser feitas através da página www.institutotelemar.org.br, na opção "Projetos Apoiados". São esperadas inscrições de projetos de todo o país. O resultado será divulgado na página do Instituto em fevereiro de 2003, quando também devem ter início os apoios.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer