Você está aqui

Fundo de Apoio a Miniprojetos

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Os mais interessantes e ativos projetos do Terceiro Setor

O Fundo de Apoio a Miniprojetos (FAM), é uma iniciativa do Ceris destinada a apoiar ações comunitárias para que os problemas enfrentados sejam solucionados pelas próprias comunidade. Segundo Rogério Dardeau, esta situação foi confirmada através de uma pesquisa realizada recentemente pela instituição, mostrando que cerca de 80% das iniciativas produziram mudanças sociais na região onde o projeto foi implantado. "Famílias, que viviam em situação de miséria, passaram a colher, em pleno sertão cearense, safras recordes, em período de seca; mulheres, chefes de família, que sobreviviam com doações de governos e igrejas, transformaram-se em pequenas empresárias. Os casos se multiplicam por todo o Brasil", descreve.

Para o Ceris, o FAM se constitui num instrumento privilegiado de combate à fome, à pobreza e à exclusão social, tendo como parceira a própria comunidade que, diante de seus problemas, encontra soluções criativas, de baixo custo e de grande benefício. Nesse contexto, uma das diretrizes da instituuição é apoiar grupos locais uma única vez e evitar apoiar atividades que possam ser realizadas com recursos da própria comunidade. "A prioridade de apoio se orienta para as atividades complementares ao esforço local. A parceria entre ‘apoiadores’ e ‘beneficiados-executores’ do programa, diminui os custos em relação aos tradicionais programas sociais e elimina as despesas com pessoal e estruturas intermediárias", explica Dardeau.

Uma das ações do FAM é auxiliar na superação dos problemas de emprego e renda, através de compras comunitárias, cursos profissionalizantes, criação de cooperativas e associação de produtores, pescadores e consumidores. A natureza dos projetos apoiados é a mais diversificada possível. Um exemplo é o apoio à iniciativas de soluções comunitárias para problemas de saúde, onde o saneamento básico é realizado pelas próprias famílias. Elas fazem coleta lixo em regime de mutirão e farmácias populares para produção e distribuição de remédios fitoterápicos. Os problemas educacionais também fazem parte dos investimentos feitos pelo FAM. Cursos de alfabetização para jovens e adultos, além do pré-vestibular para negros e carentes também estão no escopo das ações do Fundo.

"São milhares de casos de crianças, jovens, mulheres, negros, trabalhadores rurais e urbanos, desempregados, índios, migrantes, refugiados e toda sorte de pessoas que, cansadas de aguardar solução para os problemas que as afligem, buscam formas coletivas de sobrevivência, dignidade e defesa dos seus direitos. É para apoiá-las na solução de seus problemas que o Ceris mantém o Fundo de Apoio a Miniprojetos. A instituição não somente repassa os recursos, como assessora e orienta agentes locais, para que transformem criatividade, solidariedade e voluntariado em programas de desenvolvimento local sustentável", conclui Dardeau.

 


Julio Cesar Brazil

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer