Você está aqui

Luz sobre a periferia

Autor original: Mariana Loiola

Seção original:

A campanha de Natal organizada pela organização não-governamental Fonte de Luz abre uma nova perspectiva para centenas de famílias da periferia da Região Metropolitana de Recife, em Pernambuco. A Campanha Natal de Luz, que vai até o dia 30 de dezembro, é a primeira etapa de um projeto que pretende reduzir efetivamente a pobreza nas comunidades da Região.


A Fonte de Luz foi constituída oficialmente em março, mas os seus profissionais já atuavam em Recife há cinco anos, dando assistência para as famílias de baixa renda. Com a experiência adquirida nesse trabalho, esses profissionais verificaram as principais necessidades das famílias. A partir daí, eles elaboraram um projeto e procuraram as empresas para obter os recursos necessários para a sua implementação.


Até o fim da campanha, a organização pretende cadastrar cem famílias para iniciar no próximo ano a segunda etapa da proposta. A princípio, as ações terão a duração de um ano e a meta principal é atender, posteriormente, cerca de 500 famílias, dando continuidade às ações de combate à pobreza.


Para o cadastramento serão verificadas as condições das famílias e terão prioridade aquelas que são chefiadas por mulheres. "Nos trabalhos que já realizamos, verificamos que a mulher tem uma preocupação maior em cuidar da família e, nos casos em que elas estão à frente da organização do núcleo familiar, os projetos tiveram melhor desempenho", afirma Taciana Lima, diretora técnica da Fonte de Luz.


Taciana destaca que o maior problema a ser combatido é a fome, que, por sua vez, é conseqüência do desemprego. "Acontece que a maioria dessas pessoas não tem nem documentação para se empregar", diz. Assim, entre os objetivos do projeto estão promover o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano local, através da promoção da saúde, documentação às famílias assistidas, a desnutrição infantil e dos idosos, profissionalização e inserção no mercado formal de trabalho, alfabetização e melhoria das condições de habitação e do meio ambiente.


Durante a campanha, uma equipe coordenada pela Fonte de Luz realizará visitas domiciliares, para convidar as famílias para as palestras e ações educativas, a fim de receberem as orientações e ações efetivadas nos cinco postos distribuídos estrategicamente nas localidades. As palestras serão efetuadas por profissionais das áreas médica, social, cidadania e direitos humanos, engenharia e ambiental.


Por enquanto, a campanha tem o apoio de entidades - como Plan International, Movimento Tortura Nunca Mais e Auçuba -, empresas locais e voluntários. A Fonte de Luz vai buscar a colaboração de outras empresas, governo, lideranças locais e outras entidades para efetuar e ampliar as mudanças sociais nas comunidades envolvidas. "Quanto mais ONGs estiverem juntas nessa ação, mais rápido conseguiremos reduzir a pobreza, melhorar a qualidade de vida e conscientizar a população para o pleno exercício da sua cidadania", enfatiza Taciana. A Campanha Natal de Luz é, portanto, apenas o começo de uma ação de longo prazo, que pretende proporcionar aos moradores da periferia de Recife o acesso aos meios mais elementares para uma vida digna.


Quem quiser participar da campanha, colaborar ou obter mais informações, pode entrar em contato pelo telefone (81) 3223-3261 ou pelo correio eletrônico fontedeluz135@hotmail.com.


 

Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer