Você está aqui

Instituto Júnia Rabello inicia suas atividades

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Novidades do Terceiro Setor








O sonho não acabou. A famosa frase dita por John Lennon no início dos anos 70, serviu de estímulo para que a presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, continuasse com o desejo de sua irmã e antecessora no cargo - Júnia Rabello, falecida em 1999 - de criar uma fundação para investir em projetos de esporte e cultura, além de atuar na área da educação. Assim, no último dia 29 de novembro nasceu o Instituto Júnia Rabello, que em 2003 terá um orçamento de R$ 1,2 milhão. A instituição estará presente em todas as cidades brasileiras onde o banco atua.


O instituto tem como objetivo principal apoiar projetos novos ou já existentes que foram elaborados por entidades do terceiro setor ou escolas públicas, direcionados para crianças e adolescentes. A nova organização também tem como meta potencializar os conhecimentos que estas experiências acumularam, além de aprender com elas e inserir nelas todo o conhecimento e recursos da instituição financeira - responsável pela criação do instituto – no aprimoramento destas iniciativas. A entidade deixa claro em seus planos que não será assistencialista e que procurará resultados efetivos. "Acompanharemos de perto a atuação do projeto beneficiado de forma que ele se torne auto-sustentável", disse Lêda Corrêa Rabello (foto), diretora-presidente do Instituto Júnia Rabello.

A preocupação fundamental da instituição é fazer com que crianças e adolescentes fiquem dentro da sala de aula. Espera-se que assim eles tenham uma educação de qualidade e, consequentemente, possam ter uma formação completa como cidadãos, com capacidade de auto-determinação, criatividade e adaptabilidade na própria vida e no mundo contemporâneo.


Em fevereiro de 2003, a instituição dará o seu primeiro passo através do seminário Melhores Práticas, quando serão informados os critérios para escolha dos projetos que receberão apoio do Instituto Júnia Rabello. Pode-se adiantar, no entanto, que os critérios para seleção leverão em conta a relevância das iniciativas propostas e a integridade e o histórico da organização que as propõe. A instituição também não deixará de avaliar a necessidade e abrangência da população atendida, os resultados esperados e o potencial de propagação posterior.


Apadrinhamento 


As iniciativas escolhidas pelo Instituto Júnia Rabello ganharão um "apadrinhamento" de funcionários voluntários do Banco Rural e as pessoas responsáveis pela gestão destes projetos receberão um treinamento oferecido pela instituição através do Programa Voluntariado. Estes padrinhos prestarão uma assessoria permanente e mensalmente farão o acompanhamento da iniciativa "afilhada". "Vamos ajudar na condução dos projetos através da nossa expertise na gestão financeira e na captação de recursos. Um caminho é usar o nosso voluntariado, ou seja, incentivaremos os funcionários do banco a colocar seu conhecimento e experiência a serviço dos projetos sociais. Nossa intenção é fazer com que o projeto apoiado possa ser auto-sustentável", explicou Lêda.


O Programa Voluntariado é fruto de uma pesquisa realizada junto aos funcionários do Banco Rural -instituição financeira que mantém o Instituto Júnia Rabello. Neste levantamento, foi descoberto que 60% dessas pessoas têm interesse em atuar em atividades voluntárias. Outro dado significativo é que 19% dos funcionários participam de ações sociais e desejam aumentar a sua presença neste campo. A iniciativa tem o objetivo de contar com a participação de todos os funcionários do banco para estimular ações sociais, favorecer a organização de grupos e proporcionar a troca de experiências.


Avaliação de propostas



A cada 90 dias, uma equipe especializada do Instituto Júnia Rabello fará avaliação das propostas apresentadas à instituição e, no final de 2003, elas serão documentadas para a uma apresentação a ser realizada no Seminário Melhores Práticas de 2004. Isso significa que o patrocínio poderá ser renovado, dependendo do desenvolvimento dos projetos. Uma nova seleção de ações terá como base continuidade, disseminação e descoberta de novas idéias.


Os interessados em participar desta seleção deverão procurar os formulários disponíveis nas agências do Banco Rural.


Julio Cesar Brazil

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer