Autor original: Julio Cesar Brazil
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
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O sonho não acabou. A famosa frase dita por John Lennon no início dos anos 70, serviu de estímulo para que a presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, continuasse com o desejo de sua irmã e antecessora no cargo - Júnia Rabello, falecida em 1999 - de criar uma fundação para investir em projetos de esporte e cultura, além de atuar na área da educação. Assim, no último dia 29 de novembro nasceu o Instituto Júnia Rabello, que em 2003 terá um orçamento de R$ 1,2 milhão. A instituição estará presente em todas as cidades brasileiras onde o banco atua.
Em fevereiro de 2003, a instituição dará o seu primeiro passo através do seminário Melhores Práticas, quando serão informados os critérios para escolha dos projetos que receberão apoio do Instituto Júnia Rabello. Pode-se adiantar, no entanto, que os critérios para seleção leverão em conta a relevância das iniciativas propostas e a integridade e o histórico da organização que as propõe. A instituição também não deixará de avaliar a necessidade e abrangência da população atendida, os resultados esperados e o potencial de propagação posterior.
Apadrinhamento
O Programa Voluntariado é fruto de uma pesquisa realizada junto aos funcionários do Banco Rural -instituição financeira que mantém o Instituto Júnia Rabello. Neste levantamento, foi descoberto que 60% dessas pessoas têm interesse em atuar em atividades voluntárias. Outro dado significativo é que 19% dos funcionários participam de ações sociais e desejam aumentar a sua presença neste campo. A iniciativa tem o objetivo de contar com a participação de todos os funcionários do banco para estimular ações sociais, favorecer a organização de grupos e proporcionar a troca de experiências.
Avaliação de propostas
A cada 90 dias, uma equipe especializada do Instituto Júnia Rabello fará avaliação das propostas apresentadas à instituição e, no final de 2003, elas serão documentadas para a uma apresentação a ser realizada no Seminário Melhores Práticas de 2004. Isso significa que o patrocínio poderá ser renovado, dependendo do desenvolvimento dos projetos. Uma nova seleção de ações terá como base continuidade, disseminação e descoberta de novas idéias.
Os interessados em participar desta seleção deverão procurar os formulários disponíveis nas agências do Banco Rural.
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