Você está aqui

Fundo Ângela Borba lança edital

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor







O Brasil ainda é um país machista, onde o papel da mulher - principalmente fora dos grandes centros urbanos - muitas vezes continua limitado à função de esposa e de dona de casa. Com o objetivo de financiar instituições, grupos ou pessoas que desenvolvam ações voltadas ao combate desta cultura arcaica e atrasada, o Fundo Ângela Borba, com o apoio da Fundação Ford, lançou o edital do Segundo Concurso de Projetos de Mulheres. Poderão enviar propostas somente organizações ou grupos coordenados, administrados ou dirigidos por mulheres. As propostas apresentadas deverão prever um prazo máximo de implementação de 12 meses.

O concurso tem como objetivo fortalecer as iniciativas de grupos de mulheres que dedicam-se a projetos que tenham como alvo o desenvolvimento dos direitos das mulheres. "Por exemplo, se uma organização envia um projeto sobre geração de renda, este deve vir acompanhado de um item específico sobre a promoção dos direitos das mulheres, no orçamento deve vir um item sobre capacitação nesta temática. A idéia é que as mulheres, além de melhorarem suas condições materiais, sejam conscientes dos seus direitos", explicou Amália Fischer, coordenadora técnica do Fundo Ângela Borba.

O Segundo Concurso de Projeto de Mulheres conta com uma verba no valor total de R$ 70 mil e cada proposta selecionada receberá um apoio de até R$ 7 mil. A instituição também está planejando cursos de elaboração de projetos e captação de recursos para as mulheres, para facilitar seu acesso a outros recursos e consigam se auto-sustentar.

O acompanhamento da execução dos projetos selecionados será realizado a partir de uma base de dados específica. "Além disso, nós mantemos contatos constantes via telefone e correio eletrônico com as organizações", explicou Amália. Nos casos de dúvidas, a instituição está construindo também uma rede de consultoras voluntárias em diversos estados, que vão colaborar no monitoramento dos propostas.


Critérios e prazos


As propostas inscritas no Segundo Concurso de Projetos de Mulheres serão avaliadas e selecionadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo Ângela Borba. Para escolher os projetos que receberão o apoio financeiro, a instituição utilizará os seguintes critérios: formação na defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres; consonância do projeto com os objetivos gerais do concurso; relevância e impacto social; potencialidade multiplicadora e difusora; idoneidade da entidade proponente, entre outros. Uma vez selecionados os projetos, terão prioridade as organizações ou grupos que contem com menos recursos. Os projetos deverão estar assinados com pseudônimos da pessoa e da organização (não pode ser enviado em papel timbrado, nem o verdadeiro nome da entidade pode aparecer no texto do projeto).



Quem desejar enviar propostas para o Concurso de Projetos de Mulheres poderá fazê-lo até o dia 18 de janeiro de 2003. O processo de seleção das iniciativas termina em 18 de fevereiro e o resultado será conhecido até o dia 29 de março. O início da execução dos projetos escolhidos será no dia 15 de abril. As propostas só poderão ser enviadas por via postal e elas deverão estar em um envelope fechado onde devem constar as seguintes informações: nome completo da entidade executora, ano de fundação, CNPJ (caso a organização esteja registrada), endereço completo, cidade, estado, telefone ou fax para contato, correio eletrônico, nome e cargo da coordenadora do projeto, nome de uma instituição que conheça o trabalho do grupo.

O endereço para envio das propostas é: Fundo Ângela Borba - Rua Almirante Tamandaré, nº 66/502, Flamengo, Rio de Janeiro (RJ), Cep 22.210-060. Detalhes e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos pelos telefones (21) 2245-6138 e (21) 2245-6114 ou pelo correio eletrônico angelaborbafundo@ajato.com.br.

 


Julio Cesar Brazil

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer