Autor original: Julio Cesar Brazil
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O fim do ano está chegando e nesta época de festas, o sentimento de solidariedade toca mais fundo nos corações das pessoas. Para fazer com que a sociedade, em sua grande maioria, não aja desta forma somente no mês de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade do estado de São Paulo (CRC-SP), com o apoio da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), lançou no dia 16 de outubro a campanha "Uma Ação que Vale um Milhão". O objetivo da iniciativa é despertar o interesse de pessoas físicas e jurídicas no Fundo de Assistência à Criança e ao Adolescente (Funcad), na Lei Rouanet (apoio à cultura) e no incentivo ao voluntariado, para ultilizá-los como instrumentos de ações sociais.
O passo inicial desta parceria entre o CRC-SP, a Fiesp e a Facesp foi a realização de um estudo técnico abordando as mais diversas formas de como fazer uma doação. O resultado desta discussão foi o lançamento de um guia contendo explicações detalhadas para usar corretamente o Funcad, a Lei Rouanet e a Lei de Incentivo ao Voluntariado, que está sendo distribuído em todo o estado de São Paulo através das entidades filiadas ao CRC-SP.
Iniciativas deste tipo são vistas de maneira muito simpática pela sociedade. A boa receptividade decorre da constatação tanto de empresas quanto de pessoas físicas de que a responsabilidade social, aliada a uma boa gestão por parte do Estado, pode ajudar a transformar definitivamente o cenário brasileiro e reduzir as desigualdades sociais.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 13 de junho de 1990) permite às empresas e pessoas físicas destinarem parte do que pagam de Imposto de Renda ao Funcad de seu município. Elas podem destinar 1% e 6%, respectivamente. No caso da Lei Rouanet, que dá incentivos fiscais a quem quiser investir em projetos culturais, pessoas jurídicas podem deduzir o que investem em até 4% do que pagam ao Leão. Para pessoas físicas a porcentagem é de 6%. No Funcad o valor é aplicado diretamente nas cidades brasileiras através de Conselhos Municipais, enquanto na Lei Rouanet o investidor é quem seleciona o projeto beneficiado.
A parte de estímulo ao voluntariado da campanha é direcionada exclusivamente para profissionais de contabilidade - categoria que, como muitas outras, não tem tradição no trabalho voluntário ou seus membros não sabem como proceder ou por onde começar. O objetivo é conclamar a categoria a realizar trabalhos gratuitos contábeis em instituições assistenciais. Para ilustrar esta iniciativa, Pedro Ernesto Fabri cita o Funcad. "Uma creche pode apresentar uma proposta ao Funcad e receber verbas deste fundo. Para isto é necessário que a instituição faça balanços anuais e é aí que entra o contador, pois ele é o profissional responsável pela elaboração deste documento", lembra.
Quem estiver interessado nas explicações completas de como investir doar ao Funcad ou se utilizar da Lei Rouanet pode fazer o download da cartilha elaborada pela campanha.
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