Autor original: Julio Cesar Brazil
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Duas décadas depois do primeiro caso comprovado de Aids no Brasil, a proliferação da doença impulsionou no país a prática do sexo seguro, onde o uso de preservativo pelo homem é fundamental tanto para a sua saúde quanto a da sua parceira. Apesar da grande divulgação através dos meios de comunicação, muitos jovens não utilizam a famosa "camisinha" durante suas relações. Com a intenção de estimular a utilização do preservativo entre os homens jovens de baixa renda, a ONG Instituto Promundo, em parceria com a SSL International e com a John Snow Consultoria, lançou no último dia 12 de dezembro, o preservativo Hora H - que inicialmente será vendido na comunidade de Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro.
A novidade surgiu dentro do projeto Jovem para Jovem (que, com o lançamento da camisinha, muda de nome e também recebe o nome de Hora H) desenvolvido pelo Promundo desde 1999 na localidade de Vila Aliança. Foram os próprios jovens participantes da iniciativa - cerca de dez, hoje em dia - que escolheram o nome, o visual, a bula e a embalagem cheia de grafismos do novo produto. A média de idade dos rapazes fica entre 17 e 23 anos.
O processo de criação do preservativo passou por uma pesquisa realizada em comunidades carentes de Bangu. O estudo revelou que um dos principais motivos para não usar a camisinha é a dificuldade em encontrá-la: cerca de 25% dos entrevistados afirmaram não levarem camisinhas consigo e normalmente não encontravam pontos de venda do produto à noite, nas saídas dos bailes etc. Em Vila Aliança, além da distribuição gratuita no posto de sáude, só duas farmácias comercializavam o produto antes do lançamento da Hora H. Por isso, o preservativo será vendido em bares, locais próximos a bailes funk, padarias, lojas abertas até mais tarde, postos de gasolina, mercearias, quiosques e, claro, farmácias.
Promover o uso do preservativo é um dos pilares do projeto Hora H, que também pretende implementar ações de saúde junto aos homens jovens e promover a eqüidade de gênero. Os meninos participantes da iniciativa, além de receberem orientação sobre hábitos sexuais, também atuam como agentes multiplicadores, repassando as informações que recebem para os seus amigos e a sua parceira. "Dois anos atrás eles eram os beneficiários. Agora são agentes de mudanças na comunidade", disse Dario. O projeto contava com 17 pessoas no seu começo e atualmente dez participam das duas reuniões semanais, realizado com os moradores das comunidades da Vila Aliança e da Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte da cidade.
Monitoramento e divulgação
Para divulgar a novidade, os pontos de venda do preservativo terão cartazes sobre o Hora H e serão realizadas palestras e oficinas em escolas públicas. além disso, a rádio comunitária do local veiculará informações sobre o preservativo e soretará camisetas, adesivos e bonés. Inicialmente serão vendidas 30 mil unidades da Hora H. Em dezembro, janeiro, fevereiro e março, os responsáveis pelo projeto farão um monitoramento mensal da evolução do produto e da conduta de prevenção das pessoas. Isto será feito através da medição das vendas do produto e pela distribuição realizada nos postos de saúde - que pode aumentar em virtude da mudança dos hábitos da população.
Segundo Dario Cordova, um dos pontos fundamentais para continuar com a venda dos preservativos a preços subsidiados é contar com a colaboração dos comerciantes locais. "É crucial mostrar aos comerciantes a sua participação para a comercialização das camisinhas. Eles lucram menos economicamente, mas obtêm o lucro social por estarem envolvidos neste projeto". No futuro a expectativa é que os próprios jovens toquem o o projeto. "Nós estimulamos os jovens serem os gestores das próprias iniciativas, para buscarem financiamentos para tocar novos projetos que ajudem a difundir o uso de camisinha e os hábitos de saúde sexual", afirma o coordenador.
Julio Cesar Brazil. Colaborou Maria Eduarda Mattar.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer