Você está aqui

Construindo solidariedade

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Com a intenção de criar um mecanismo que permitisse o desenvolvimento de ações voluntárias entre os profissionais da classe, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) lançou no último dia 11 de dezembro o Programa Nacional de Engenharia Solidária (PNES). A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar um canal efetivo que possibilite maior inserção da categoria no meio social, o que trará a ela, além dos ganhos individuais em satisfação pessoal, um ganho coletivo na forma de reconhecimento profissional.

O diretor operacional da FNE, Fermin Luiz Perez Camison, explicou que a diversificação na formação acadêmica (áreas da construção civil, elétrica e eletrônica, mecânica, química, agronômica, alimentação, geologia e várias outras especializações), permitirão que os profissionais representados pela instituição e sindicatos possam atuar num leque muito amplo de atividades como a assessoria a instituições carentes em projetos físicos de construção, o desenvolvimento de hortas comunitárias, programas de saneamento etc.

Num primeiro passo, a iniciativa está sendo posta em prática nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará. A extensão do programa às demais unidades da federação ocorrerá de maneira gradual. De acordo com a estrutura, o Programa possui um comando executivo centralizado na Federação Nacional dos Engenheiros. Para viabilizar o funcionamento da iniciativa, cada estado terá uma unidade autônoma, localizada nas entidades associadas ao projeto. Estas executarão a aproximação do engenheiro voluntário à instituição que necessita do seu trabalho. "Assim, a ampliação do número de estados acontecerá na razão direta da adesão de entidades – sindicatos, associações de engenheiros – ao Programa, de maneira que possam, elas, administrar as demandas regionais", afirma Fermin.

Além do seu objetivo principal, o Programa Nacional de Engenharia Solidária tem outras metas como levar a iniciativa para outros países. "Queremos, num futuro próximo, proporcionar que o trabalho voluntário do engenheiro brasileiro possa ultrapassar até mesmo os limites da nossa fronteira nacional, através de um trabalho de interação que a FNE já possui com organismos de representação sindical na América Latina e outros continentes", planeja Fermin.


O engenheiro contou que o PNES teve uma ótima receptividade entre os profissionais desta área, desde seu lançamento, há um mês. Segundo ele, a instituição recebeu diversas manifestações pessoais de profissionais deste setor, além de entidades representativas da classe nos estados onde a iniciativa está sendo executada. "Tanto a Federação como seus sindicatos já estão investindo na divulgação do Programa e da importância do trabalho voluntário, não apenas através da sua rede própria de comunicação, mas contando também com outros inúmeros veículos, como outras áreas do movimento sindical brasileiro", diz.


Fermin Luiz Perez Camison aproveitou para esclarecer que a classe dos engenheiros sempre esteve presente na participação em ações voluntárias, mas que não se acredita que isto é tradicional entre eles pois nunca foi exposto de uma forma corporativa. Esta realidade foi determinante para a elaboração do programa, que pode ajudar a mudá-la.


Também pode ajudar neste esforço a participação e apresentação do PNES no Fórum Social Mundial, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de janeiro, em Porto Alegre (RS). A Federação Nacional dos Engenheiros pretende aproveitar a oportunidade não só para apresentar o projeto, mas também para fazer contato com instituições de outros países.


As organizações que desejam ser atendidas pelo Programa Nacional de Engenharia Solidária poderão entrar em contato com as entidades que são os pólos administrativos regionais do programa. No Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Ceará, elas deverão procurar os respectivos sindicatos de engenheiros. A exceção é o Paraná, onde este contato é o Instituto de Engenharia do estado. Quem estiver interessado em participar do programa, poderá preencher a ficha existente no site da FNE (www.fne.org.br).

Julio Cesar Brazil


Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer