Autor original: Julio Cesar Brazil
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
![]() | ![]() |
![]() |
O Senac de São Paulo, através da Universidade Aberta do Terceiro Setor, está lançando em parceira com o consulado dos Estados Unidos na cidade, o Programa Formatos 500. A iniciativa, dedicada à formação de atores sociais, vai atender 500 entidades de base comunitária nas cinco regiões da capital paulista. Sérgio Oliveira, coordenador da Universidade Aberta do Terceiro Setor, explica que a instituição já desenvolvia um programa de formação de gestores, porém, no ano passado, identificou a necessidade de reformulá-lo completamente, devido ao aumento da demanda e à heterogeneidade dos interessados em ter capacitação neste segmento.
A idéia da iniciativa é estimular a interação em rede daqueles que forem selecionados, permitir aos participantes construir sua própria formação e fazer com que o conhecimento adquirido no treinamento tenha uma abordagem voltada para sua comunidade. "São as organizações de base comunitária que atuam na ponta dos projetos sociais, são elas que chegam mais diretamente ao público-alvo. Ao mesmo tempo, são elas que enfrentam as maiores dificuldades - falta de recursos financeiros, pouca orientação em metodologias modernas de gestão etc. Ou seja, são elas que mais precisam de formação", enfatiza Sérgio.
Etapas da capacitação e premiação
O processo de treinamento do Programa Formatos 500 é gratuito e atenderá somente instituições de São Paulo. Serão selecionadas 100 organizações de cada uma das cinco regiões da capital paulista. A capacitação está dividida em quatro etapas, a saber "Sensibilização: os desafios do Terceiro Setor"; "Capacitação em Gestão do Terceiro Setor"; "Empreendedorismo Social" e "Incubadora de Projetos Sociais". A seleção e o treinamento das organizações da Zona Leste da cidade, onde fica a Universidade Aberta, já começaram. E somente depois desta experiência, o Senac-SP conseguiu firmar uma parceria com o Consulado Geral dos EUA para então expandir o programa às demais áreas da cidade.
A primeira etapa da capacitação chama-se "Sensibilização: os desafios do Terceiro Setor" e é composta por cinco seminários baseados nos desafios levantados pelo norte-americano Lester Salamon, pesquisador da Johns Hopkins University (EUA). Os tópicos são: Legitimação, Eficácia, Cooperação, Sustentabilidade e Justiça. O tema Legitimação tratará da necessidade do setor em ter sua atuação reconhecida e, inclusive, ser encarado como um forte ramo da economia. O tópico Cooperação abordará as possibilidades de parceria - não só entre organizações e Estado ou empresas, mas principalmente das instituições não-governamentais entre si. "O tema Justiça discutirá a luta e a atuação por justiça entre as pessoas em um mundo marcado por um grande desnível, em diversas áreas", explica Sérgio.
O coordenador da Universidade Aberta confirma a vinda de Lester Salamon ao Brasil neste ano para participar de um seminário focado no fortalecimento do Terceiro Setor. Na opinião de Sérgio, fortalecer este segmento significa solidificar as organizações de base comunitária, pois são elas que têm contato com a real situação de um determinado local e muitas vezes a falta de recursos, espaço adequado e colaboradores suficientes são algumas das dificuldades encontradas.
"Capacitação em gestão no Terceiro Setor" é a segunda etapa do treinamento. Esta fase tem duração de 40 horas e é composta por cinco tópicos: Planejamento Estratégico, Elaboração e gerenciamento de Projetos Sociais, Comunicação e Marketing, Captação de mobilização de recursos e Avaliação de Programa e Projetos Sociais. Neste estágio serão transmitidas lições práticas às organizações. Na fase seguinte, apenas 250 das 500 entidades selecionadas inicialmente continuarão participando do programa, desenvolvendo atividades voltadas para o empreendedorismo e para o estímulo ao nascimento de novas iniciativas.
O último estágio da capacitação, que contará somente com 25 organizações, foi batizado de "Incubadora de Projetos Sociais". Nesta fase, as entidades serão orientadas, assessoradas e ainda terão a possibilidade de conseguir apoio financeiro do Programa Formatos 500. Segundo o regulamento deste projeto, cinco organizações serão premiadas com uma visita monitorada de um representante a instituições sociais norte-americanas. A viagem será financiada pelo Senac-SP e pelo Consulado Geral dos EUA através do Voluntary Visitors Program.
Calendário de inscrições e seleção
A instituição que desejar participar do Programa Formatos 500 pode se inscrever através do telefone (11) 6647-5151 e deverá seguir este cronograma: Região Central - 20 de janeiro a 5 de fevereiro; Região Sul - 3 a 8 de fevereiro; Região Norte - 10 a 15 de fevereiro e Região Oeste - 17 a 22 de fevereiro. As normas do programa estabelecem que a seleção das 500 organizações ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro. Durante o processo de escolha, o representante de cada entidade inscrita deverá ter em mãos os seguintes dados: Nome Fantasia (caso tenha) e Razão Social; CNPJ; endereço completo e CEP. O regulamento determina que caso a organização selecionada não compareça ao primeiro seminário será substituída por outra que fará parte de uma lista de espera. A Universidade Aberta do Terceiro Setor está localizada no Centro de Tecnologia e Gestão do Terceiro Setor do Senac, que fica na Rua Francisco Coimbra, nº 403, Penha, São Paulo (SP). O Cep é 03639-000. O telefone é (11) 6647-5151 e o fax, (11) 6647-1619
Julio Cesar Brazil. Colaborou Maria Eduarda Mattar
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer