Autor original: Julio Cesar Brazil
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Com uma experiência de quatro anos na organização e no desenvolvimento de programas de instrução e capacitação de iniciativas envolvidas com a área ambiental, o Instituto Internacional de Educação no Brasil (IIEB) é o responsável em 2003 pela divulgação do Programa Educação para a Natureza (EFN) do Russell E. Train, da Organização Não-Governamental norte-americana WWF. Este projeto teve início em 1994 visando investir em treinamento acadêmico para profissionais da área de conservação ambiental da África, Ásia e América Latina. Camila de Castro, Gerente Institucional do IIEB, explica que o Brasil passou a participar desta seleção em 1996. Segundo ela, este projeto tem objetivo de apoiar profissionais brasileiros na realização de seus estudos de graduação e pós-graduação por meio de recursos para despesas acadêmicas no período máximo de um ano.
Para poder concorrer as bolsas de estudo do Programa EFN, as pessoas têm que preencher os oito pré-requisitos básicos determinados pelo WWF. Os itens são: Estar matriculado no curso acadêmico para o qual solicita bolsa; Possuir pelo menos dois anos de experiência profissional ou voluntária na área ambiental ou ao menos dois anos de vínculo com programa acadêmico co-relacionado à conservação ambiental; Comprometer-se em trabalhar no Brasil ou na América Latina no mínino dois anos após a conclusão do curso; Não ter recebido bolsa graduação ou pós-graduação do EFN anteriormente; Pode estar cursando graduação ou pós-graduação com bolsa do EFN e desejar apenas apoio complementar para o mesmo curso; Pode ter recebido bolsa de desenvolvimento profissional do EFN; Não ser funcionário ou consultor do WWF, salvo em caso de consultoria determinada de curto prazo; A sua área de estudo deve estar dentro dos campos prioritários para o programa.
O Programa Educação para a Natureza é fundamentado em cinco itens: Disciplina de ciência natural e social relevante à conservação nas Florestas de Inundáveis da Amazônia ou ecorregiões do Sudoeste da Amazônia; Espécies terrestres ou marítimas em extinção no Brasil; Incidência para pesca inadequada de golfinhos e baleias; Educação ambiental e Política ambiental, economia ambiental ou direito ambiental. "As áreas prioritárias são escolhidas com base nas necessidades evidenciadas pelo WWF e definidas para cada ecorregião onde o Programa atua", explica Camila.
As pessoas interessadas em concorrer as bolsas de estudo oferecidos pelo Programa EFN poderão solicitar o apoio financeiro para o cursar a graduação ou pós-graduação desejada em instituições acadêmicas brasileiras ou estrangeiras. Quem ganhar as bolsas de estudo poderá receber o recurso total requisitado ou um apoio parcial. "Não existe um valor máximo estipulado para as bolsas", enfatiza Camila. Ela aproveita para explicar que durante o período de vigência do incentivo educacional, os(as) agraciados(as) terão que apresentar relatórios técnicos e financeiros duas vezes, além de comprovantes de desempenho acadêmico.
A solicitação do material de inscrição do Programa Educação para a Natureza, do WWF dos Estados Unidos, deverá ser feita através do telefone (61) 327-7525 ou pelo correio eletrônico efn@iieb.org.br, que será encaminhado por via postal. Após o preenchimento do formulário, ele e os demais documentos necessários deverão ser enviados também pelos correios para a instituição responsável pela escolha dos candidatos(as) até o dia 21 de fevereiro. O Instituto Internacional de Educação no Brasil está localizado no CLN 202, Bloco B, Sala 105, Brasília (DF). O CEP é: 70.832-525. Camila de Castro informa que a data de seleção ainda não foi definida, porém a instituição espera que o resultado final seja divulgado logo após o encerramento das inscrições. "Todos os(as) candidatos(as), selecionados ou não, receberão um comunicado oficial do IIEB", diz.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer