Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
A presença de ONGs na Amazônia não resulta estritamente da preocupação com o meio ambiente. Para contribuir de forma mais intensa com a transformação social na região amazônica, a Terre des Hommes Holanda pretende ampliar o número de parcerias com projetos que trabalhem em prol de crianças e adolescentes em situações de risco confirmado (portadoras de deficiência, com HIV/Aids, vítimas de abuso sexual, jovens em conflito com a lei etc.). A prioridade é para as iniciativas que trabalham no eixo Belém - Santarém - Manaus. Serão selecionados de 8 a 10 projetos e o teto de financiamento é de 25 mil euros (cerca de R$ 87 mil) por projeto, para o primeiro ano. Os recursos provêm do governo holandês, de campanhas de arrecadação de fundos no país e de doações de pessoas físicas.
Os critérios para seleção para o financiamento não são rígidos. A única exigência é que o público-alvo do projeto tenha idade até 18 anos. As ações podem ser na área da saúde, educação, profissionalização, ou qualquer outra que vise o aumento do bem-estar das pessoas envolvidas.
São poucas as restrições para utilização dos recursos. As organizações é que indicarão, em suas propostas, que tipos de gastos o financiamento cobrirá (material, equipamento etc.). Wouter van Oosterhout, representante da Terre des Hommes Holanda no Brasil, destaca apenas que gastos com atividades e despesa de pessoal terão prioridade em relação aos com infra-estrutura.
O contrato para parceria é inicialmente de um ano, com probabilidade de prorrogação. O primeiro ano servirá para consolidar as bases do projeto e avaliar em conjunto as ações realizadas, a fim de que seja dada continuidade. O monitoramento das atividades e do direcionamento de recursos será feito por meio de visitas e da solicitação de relatórios financeiros. A Terre des Hommes poderá intervir através de críticas e sugestões, com o objetivo de fortalecer as ações dos projetos. Além do financiamento, os projetos parceiros poderão participar de oficinas e receber assessoria para planejamento estratégico, arrecadação de recursos e administração financeira.
Wouter diz que, na Amazônia, são poucas as ONGs voltadas para a população-alvo que a da Terre des Hommes Holanda pretende ajudar, sendo a maioria focada em questões ambientais. No entanto, ressalta que os problemas sociais também não devem ser esquecidos na região. Segundo ele, um grupo que certamente receberá atenção será o de crianças indígenas. "Esse é um grupo que não tem recebido ainda muita atenção da sociedade", afirma.
Os prazos para envio e escolha das propostas não foram estipulados, mas a intenção é que o processo de seleção seja finalizado em novembro de 2003. É recomendável que as organizações entrem em contato até meados de março. Os financiamentos terão início a partir da sua aprovação.
Para se candidatar ao financiamento da Terre des Hommes Holanda, é necessário entrar em contato pelo correio eletrônico tdh-hol@uol.com.br e solicitar o questionário, que deverá ser preenchido com o perfil organizacional e a descrição do projeto a ser financiado. Mais informações pelo telefone (83) 222-1128.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer