Você está aqui

Ethos-Valor premia estudantes

Autor original: Julio Cesar Brazil

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

*Na terça-feira, 25 de fevereiro, a organização do 3º Prêmio Ethos-Valor informou que as inscrições foram prorrogadas até o dia 11 de março.


Está chegando a hora. Os estudantes de graduação e pós-graduação têm até o dia 28 de fevereiro para se inscreverem na terceira edição do Prêmio Ethos-Valor. A iniciativa visa incentivar e aprofundar o debate sobre responsabilidade social empresarial na comunidade acadêmica, envolvendo professores e principalmente alunos, através de palestras, oficinas, artigos, atividades em sala de aula e a utilização de práticas empresariais. Os melhores trabalhos receberão uma bolsa de R$ 5 mil para ações de desenvolvimento acadêmico e profissional. O premiação é uma iniciativa conjunta do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e do jornal Valor Econômico.

O 3º Prêmio Ethos-Valor aceitará monografias sobre responsabilidade social das empresas que trate dos seguintes temas: Valores e Transparência; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Acionistas; Consumidores; Comunidade; e Governo e sociedade. Segundo Gustavo Baraldi, responsável pelas relações acadêmicas do Instituto Ethos, a temática mais abordada nos trabalhos inscritos nas edições anteriores do prêmio foi Público Interno, que corresponde a 23,4% dos trabalhos apresentados. O Meio Ambiente aparece na segunda colocação com 14,8%, enquanto Valores e Transparência, Responsabilidade Social Corporativa e Comunidade estão em terceiro lugar com 14,1% das monografias. 

Para Baraldi, a recorrência de temas como Público Interno não é suficiente para se traçar um perfil do caminho escolhido pelas empresas nas suas ações de responsabilidade social. "Nem todos os trabalhos são estudos de casos e por isso não podem ser utilizados para medir a atuação das empresas", explica. Ele afirma que a instituição possui outras ferramentas que podem atingir este objetivo como o Indicador de Responsabilidade Social, o Banco de Práticas e os Balanços Sociais.

O Prêmio Ethos-Valor é aberto a qualquer pessoa que esteve matriculada em cursos de graduação e pós-graduação durante 2002. A única ressalva é para os universitários dos cursos de graduação, pois eles devem possuir os créditos necessários para a conclusão da sua formação acadêmica. A participação de grupo será permitida somente se os integrantes cumprirem os pré-requisitos existentes para os trabalhos individuais. Segundo o regulamento, os estudantes inscritos deverão optar por uma das três metodologias descritas. São elas: estudo de caso sobre um ou mais programas de responsabilidade social implantados em empresas; teórica, desenvolvendo análise conceitual baseada na bibliografia existente, remetendo ou não à experiência prática de empresas; ou projeto propondo um ou mais programas de responsabilidade social a serem eventualmente adotados por empresas.

A avaliação das monografias inscritas será feita por uma comissão julgadora formada por profissionais que atuam na área da responsabilidade social. Estas pessoas utilizarão critérios como compreensão do conceito de responsabilidade social empresarial; diversidade e qualidade das fontes de consulta; originalidade da abordagem do tema; capacidade de análise crítica, reflexão e posicionamento; clareza e coesão do texto. "Estes critérios têm objetivo de julgar a capacidade dos trabalhos inscritos em gerar um novo e importante conteúdo sobre responsabilidade social", diz Gustavo.

Etapas, premiações e prazos

A premiação é dividida em duas etapas. Na primeira, serão selecionados 12 finalistas (nove na categoria graduação e três na pós-graduação), que terão os seus trabalhos publicados em CD-ROM ou em livro comercial com distribuição para todas as instituições de ensino acadêmico participantes e formadores de opinião, além de uma menção honrosa. Após a divulgação deste resultado, os selecionados terão 30 dias para apresentarem o certificado de conclusão do curso, enquanto os alunos de pós-graduação têm o mesmo período para entregarem a comprovação de matrícula em 2002.

Em seguida serão definidos os quatro trabalhos (três de graduação e uma de pós-graduação) que receberão um bolsa de R$ 5 mil e um troféu. Além disso, os professores orientadores dos projetos vencedores serão agraciados com um kit composto por um livro que contém publicações que abordem temas de responsabilidade social, um troféu e uma menção honrosa. Os ganhadores do Prêmio Ethos-Valor deverão apresentar em 90 dias, uma proposta de investimento do valor da bolsa em ações ou equipamentos que sejam relacionados à sua formação acadêmica ou profissional. Segundo o regulamento, a Comissão do Prêmio Ethos-Valor poderá recusar esta solicitação e o responsável terá mais 60 dias para enviar uma nova proposta.

O prazo de inscrições no prêmio vai até 28 de fevereiro e as pessoas interessadas devem preencher o formulário existente no site do Instituto Ethos (link ao lado) e enviar a monografia via e-mail, com o texto anexado. A inscrição pode ser feita pelo próprio concorrente ou pelo representante da instituição cadastrada. A divulgação das 12 monografias finalistas será divulgada no site do Instituto Ethos a partir do dia 22 de abril, enquanto os vencedores do prêmio serão conhecidos no dia 19 de maio. Mais informações sobre o Prêmio Ethos Valor podem ser obtidas pelo correio eletrônico premio@ethos.org.br.



Julio Cesar Brazil

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer