Autor original: Julio Cesar Brazil
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Apostando no trabalho voluntário para ajudar a solucionar problemas sociais, a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no estado de São Paulo, está realizando o processo seletivo da terceira edição do Projeto Práxis. A iniciativa visa estabelecer um vínculo entre a instituição e a comunidade, criando campanhas publicitárias para oito organizações não-governamentais, localizadas nas regiões de Mogi das Cruzes, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O prazo de inscrição termina no dia 14 de março. O programa, criado em 2001, é uma atividade onde os alunos do 5º e 6º períodos do curso de Publicidade e Propaganda, da UMC, vão conhecer e executar voluntariamente uma campanha de comunicação para as organizações selecionadas, envolvendo todas as etapas (atendimento, criação, mídia etc.), através uma Agência Experimental.
Elias Ribeiro de Castro, coordenador do Projeto Práxis, destaca o caráter inovador da iniciativa, lembrando que existe apenas um programa similar no Brasil, em Santa Catarina. Para ele, o projeto promove um diálogo entre a instituição acadêmica e a sociedade, contribuindo com as entidades que buscam uma melhoria dos problemas sociais da região. "Na área de atuação da iniciativa existem muitas organizações com dificuldades para executar os seus projetos e elas gostariam de possuir um programa mais eficiente de comunicação para divulgarem os seus objetivos. Esta necessidade motivou a criação do Projeto Práxis", revela.
O coordenador afirma que a publicidade é muito importante para estas instituições, criando condições de sustentabilidade - tanto no aspecto político quanto financeiro. Segundo Elias, se uma organização obtém recursos para desenvolver os seus projetos, ela precisa divulgar o seu trabalho corretamente, caso contrário não conseguirá novos recursos para concretizar suas metas. "O cumprimento dos objetivos propostos numa campanha publicitária fará com que a entidade consiga o respeito de órgãos governamentais, empresas e, principalmente, da população da região onde atua - e isso é fundamental para a continuidade do seu trabalho", diz.
Poderão participar do processo seletivo do Projeto Práxis, organizações da sociedade civil (ONGs, associações, movimentos de direitos humanos) que atuam nas áreas de discriminação e desigualdades; questões de gênero; situação agrária; descanso e lazer; família; saúde; moradia; alimentação; criança, adolescente e idoso; cultura; educação; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; povos indígenas, remanescentes de quilombos e outras minorias. "Estes temas foram escolhidos de acordo com um relatório sobre direitos humanos produzido pelo Unesco em 1998", explica Elias. Além disso, as entidades precisarão comprovar uma existência legal mínima de 12 meses.
As instituições inscritas na seleção deste ano serão escolhidas com base em critérios como disponibilidade de pessoal efetivo para receber os integrantes da Agência Experimental e mostrar todas as informações sobre elas, para que os alunos possam desenvolver a campanha. Outro item importante do processo seletivo é o interesse das organizações em reproduzir total ou parcialmente os materiais elaborados pela agência.
O coordenador do Projeto Práxis diz que a inclusão do Vale do Paraíba e da Grande São Paulo na área de atuação da iniciativa foi a responsável pelas mudanças no processo de divulgação. Segundo ele, nos anos anteriores somente as instituições de Mogi das Cruzes e Alto do Tietê eram selecionadas e a publicidade em torno do projeto era mais modesta do que a realizada este ano. "Em 2003, utilizamos mídia impressa, eletrônica e digital para promover o Projeto Práxis", diz.
Durante oito meses, as organizações selecionadas receberão um acompanhamento exclusivo da Agência Experimental da UMC, para a criação das campanhas publicitárias, que serão entregue às instituições no fim do ano. O serviço é uma atividade voluntária dos alunos e a universidade não será responsável pela reprodução gráfica, sonora ou visual dos trabalhos elaborados. "Depois da elaboração deste material, as organizações escolhidas devem procurar os meios de obter recursos para colocarem as campanhas ‘na rua’", explica Elias.
Prazos
As inscrições para o Projeto Práxis vão até o dia 14 de março e a divulgação das oito entidades selecionadas ocorrerá no dia 21. Os interessados poderão obter o formulário de inscrição por via postal, fax ou retirá-lo pessoalmente na secretaria do curso de publicidade e propaganda. O documento deverá ser enviado pelo correio. A UMC está localizada na Avenida Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, Mogi das Cruzes, CEP 08.780-911. Mais informações poderão ser obtidas pelo correio eletrônico projetopraxis@umc.br ou pelo telefone (11) 4798-7292.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer