Você está aqui

Manifestações em repúdio à guerra contra o Iraque

Autor original: Maria Eduarda Mattar

Seção original:

Organizações, grupos e pessoas de todo o mundo vêm organizando atos, protestos, sites e todas as atividades possíveis para deixar registrado e tentar mobilizar os chefes de Estado para o fato de que a grande maioria da população do planeta é contra a guerra. Por sua diversidade e multiplicidade, é difícil apontar todas as inicitivas, porém eis uma seleção de manifestações contra a guerra ao Iraque:


  • No Brasil, o Comitê Contra a Guerra ao Iraque - uma ação conjunta de entidades brasileiras - vem organizando manifestações de oposição ao conflito. No dia 20 de março, quinta-feira, as atividades programadas são um ato em frente ao MASP (na Aveniva Paulista) e um Culto Ecumênico Contra a Guerra, na Catedral da Sé, às 18h. No dia 21 de março, o MASP será mais uma vez palco de protestos, com concentração será às 9h. De lá sairá uma passeata até o consulado dos EUA. No sábado, 22 de março, às 17 horas, o Comitê organiza o Festival Cultural Contra a Guerra. O site do Comitê é www.guerranao.kit.net/index.html.


  • Porto Alegre sediará na sexta-feira, 28 de março, a Marcha pela Paz Contra a Guerra de Bush, organizada pelo Comitê Gaúcho de Jovens Contra a Guerra. A data foi escolhida pois faz parte do calendário nacional de lutas dos estudantes: foi em 28 de março que morreu o secundarista Edson Luiz, durante a Ditadura Militar. A concentração da marcha será na Praça Argentina, às 9h e o e-mail de contato é troskoo@hotmail.com.


  • A Coordenação Internacional contra a Guerra (composta de entidades e movimentos sociais de várias partes do mundo) está programando para o dia 21 de março atos de solidariedade contra a guerra nos locais de trabalho. Serão realizadas assembléias, paralisações e greves, entre outras formas de luta (em alguns países, greves nacionais contra a guerra já estão sendo preparadas para este dia).


  • O portal Choike, um projeto do Instituto Terceiro Mundo (Uruguai), está com um especial em inglês e espanhol sobre a resistência à guerra, trazendo sites de campanhas contra o conflito - particularmente nos EUA -, análises e artigos de opinião, dados históricos, indicativos de cobertura jornalística, relatórios, informações sobre a administração de George Bush, entre outros dados. Detalhes em www.choike.org


  • A campanha Not in our Name (Não em Nosso Nome), iniciada por diversas organizações e pessoas americanas em março do ano passado, está chamando todos e todas a agirem e se pronunciarem contra a atitude do governo de George Bush. Foram organizadas para o dia 19 de março manifestações na Union Square, em Nova Ioorque; no Westwood Federal Building, em Los Angeles; e no lado norte da Casa Branca, em Washington. Mais informações: www.notinourname.net


  • O site espanhol Consulta la Guerra (www.consultaguerra.org) disponibiliza materiais e credencia grupos e/ou localidades que queiram fazer consultas regionais contra a guerra. A página traz também indicações de indicações de artigos sobre a história do conflito. O site é uma iniciativa da organização espanhola Pangea, em parceria com a Unesco.


  • No Reino Unido, um dos países cujo governo vem apoiando os EUA, a Stop the War Coalition está com uma grande manifestação marcada para o sábado, 22 de março, em Londres, com dois pontos de concentração. A Coalizão foi formada em setembro de 2001, (dez dias depois dos ataques de 11 de setembro) em um encontro público de mais de duas mil pessoas, na capital britânica. Mais informações: www.stopwar.org.uk


  • Também no dia 22 de março, a United for Peace and Justice - NY e outras instituições estão organizando uma marcha pela paz e pela democracia, com a concentração na Broadway, entre as ruas 36 e 42. Além disso, caso a guerra se inicie até lá, a iniciativa está convocando todos os nova-iorquinos para se reunirem às 17h no dia em que acontecerem os primeiros ataques (ou no dia seguinte, caso eles aconteçam de noite). Para saber mais sobre como se unir à United for Peace em www.unitedforpeace.org.


  • O projeto Nodo50 está coletando todas as informações em espanhol de oposição à guerra no site www.nodo50.org/paremoslaguerra. Manifestações em repúdio à guerra contra o Iraque.
  • Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer