Você está aqui

Educação infantil na pauta e bem guiada

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Reconhecer a infância como etapa estruturante da vida – esta é a característica-chave daqueles que fazem parte do público-alvo do guia Fontes para a Educação Infantil. Lançado em fevereiro pela Fundação Orsa e a Unesco, com a consultoria técnica da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), o guia reúne informações sobre as discussões mais recentes em educação de crianças de zero a seis anos, sugestões de pauta e indicações de instituições e fontes de consulta na área. A idéia é que o material possa qualificar o trabalho de profissionais de comunicação que se dedicam à cobertura dos temas relacionados à educação infantil, além de professores e pesquisadores da área. Através do guia, essas entidades pretendem fortalecer ações que articulem, mobilizem, apóiem e contribuam para a implantação de uma política de educação infantil de qualidade, fundamentada no desenvolvimento pleno da criança.


Segundo Camila Melo, assessora executiva da Andi, o guia pretende ser útil para pesquisadores e formadores de opinião em geral, mas é voltado principalmente para jornalistas. "O jornalista não tem muito tempo para apuração. Na hora de elaborar uma matéria que trate de educação infantil, o guia facilitará o seu trabalho, pois contém os contatos das pessoas mais indicadas com quem ele pode falar sobre o assunto", diz. A relevância da publicação pode ser comprovada com a enorme procura pela versão impressa, que já está esgotada.


A necessidade de qualificar os jornalistas sobre o tema foi percebida a partir dos resultados da pesquisa "Infância na Mídia", realizada pela Fundação Orsa e pela Andi, em 2001, com o apoio do Unicef e do Instituto Ayrton Senna. A pesquisa fez uma análise de todas as inserções sobre educação infantil publicadas em jornais durante o ano de 2000 e constatou que o tema não ganhava a devida importância na imprensa. Com o objetivo de ampliar a difusão de informações sobre educação infantil no país, essas entidades reuniram em um seminário 40 jornalistas de diversos veículos do país. A idéia do guia surgiu para dar continuidade a essa qualificação e complementar as informações para os jornalistas.


"Esperamos que a educação infantil ocupe mais páginas nos jornais", diz Vera Melis, coordenadora do Núcleo de Educação da Fundação Orsa. A entidade, que trabalha desde 1997 com educação infantil, reconhece que é essencial utilizar os canais de comunicação para divulgar a importância da educação infantil de qualidade. Vera acrescenta que a parceria com a sociedade civil pode contribuir para o processo de construção de políticas públicas em educação infantil. "Os jornalistas bem informados sobre o assunto podem contribuir muito fazendo perguntas aos políticos sobre suas propostas", afirma.


No guia, os jornalistas podem encontrar para suas matérias textos que fornecem subsídios em relação a temas como legislação, formação de profissionais, papel da família, nutrição, saúde, violência contra a criança, dados dos censos educacionais, entre outros. O item "Quem é Quem" aponta 77 instituições com atuação na área de educação infantil, com informações básicas: endereço, contatos, breve descrição, profissionais da instituição etc.


Referindo-se ao momento atual, em que a população no Brasil e no mundo clama pela paz, Vera destaca a importância de se voltar a atenção para a educação infantil: "Se queremos uma nova sociedade, devemos melhorar a qualidade de educação para as crianças de zero a seis anos, pois é nessa faixa etária que se constroem as relações sociais, afetivas e cognitivas e, portanto, aprende-se a conviver com o outro."


Distribuído em versão impressa, o Fontes em Educação Infantil também pode ser encontrado na Internet, na página www.fonteseducacaoinfantil.org.br, que é atualizada permanentemente pela Fundação Orsa, a fim de ampliar as fontes de informação.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer