Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
"Ensinar a pescar, em vez de dar o peixe." A idéia desse ditado popular - hoje em dia tão repetido - pode sintetizar o objetivo do Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis, iniciativa lançada em dezembro de 2002 pela ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira. O projeto oferece serviços de capacitação (e não recursos financeiros diretos) a pequenas iniciativas de comunidades na região amazônica - que compreende os estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
O objetivo é fortalecer os setores produtivos da região, através do desenvolvimento e sustentabilidade das iniciativas de organizações comunitárias, associações, cooperativas, e até micro, pequenas e médias empresas (que desenvolvam atividades com características de sustentabilidade social, econômica e ambiental). A iniciativa beneficia castanheiros, seringueiros, produtores de móveis certificados, artesanato indígena, óleos, palmito, mel, borracha, polpa de frutas, madeiras certificadas e outros produtos de manejo sustentável comunitário.
Segundo Tarcísio Fernandes, assessor de parcerias do Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis, tradicionalmente, os empreendedores da região carecem de acesso à instrução necessária para consolidarem mercados e desenvolverem tecnologia, recurso humano, conservação de produtos etc. Essas dificuldades, segundo ele, têm como fator principal a cultura do assistencialismo na região amazônica, ou seja, os produtores recebem doações de bancos, governos e instituições internacionais, mas, por falta das informações necessárias para se desenvolverem, fracassam em seus empreendimentos. "Eles apenas gastam os recursos e ficam esperando pelo próximo ano para receberem um novo financiamento", diz.
O assessor acredita que felizmente essa cultura está mudando. O Balcão é uma dentre diversas iniciativas que estão sendo criadas para aproveitar os recursos naturais da Amazônia de forma responsável e que, ao mesmo tempo, beneficie as comunidades locais.
Não existe um prazo para se candidatar ao apoio; o processo de seleção é contínuo. O projeto custeia para os empreendimentos selecionados serviços de assessoria técnica, jurídica, de gestão empresarial, captação financeira, marketing e comercialização, através de parcerias com órgãos governamentais, ONGs, instituições de ensino especializadas e escritórios de advocacia. Os recursos do projetos são provenientes do governo da Holanda. A meta é que, em quatro anos, 24 empreendimentos sejam beneficiados, com uma média de seis por ano. Já existem aproximadamente 200 iniciativas candidatadas.
Ao se candidatarem, o mínimo que os projetos podem conseguir é a inclusão no Banco de Dados de Negócios, serviço criado e atualizado pela Amigos da Terra, e disponível na página eletrônica do Balcão (ver link ao lado). O objetivo desse banco de dados é auxiliar no processo de seleção do Balcão e, também, fornecer informações básicas para empresas que queiram comprar ou intermediar produtos de empreendimentos com características de sustentabilidade social, econômica e ambiental, nos nove estados da região Amazônica. De acordo com Tarcísio, muitas grandes empresas estão dando preferência a negócios sustentáveis.
Para participar da seleção, o projeto deve ter capacidade de ser economicamente viável, rentável e auto-sustentável; potencial para melhorar a qualidade de vida e geração de emprego e renda local; interesse em preservar os recursos naturais; motivação, seriedade e compromisso com o desenvolvimento sustentável do empreendimento.
Quem quiser se candidatar ao apoio do Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis deve escrever para negocios@amazonia.org.br ou acessar a página www.amazonia.org.br/negocios.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer