Você está aqui

Saiba mais sobre a hanseníase

Autor original: Marcelo Medeiros

Seção original: Uma entrevista semanal sobre temas relevantes para o Terceiro Setor

A hanseníanse - também conhecida como Mal de Hansen e, antigamente, como lepra - é uma doença infecto-contagiosa causada pelo bacilo de uma microbactéria, a Mycobacterium leprae. Costuma atingir a pele, olhos e nervos dos infectados, mas o movimento dessas partes só fica comprometido em casos avançados. A forma mais comum de contágio é por via respiratória. Porém, não é fácil: é mais provável quando o encontro com o doente é freqüente e íntimo. Ainda assim, ele se torna impossível assim que iniciado o tratamento.


Os sintomas são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas no corpo; redução da sensibilidade corporal; caroços ou inchaços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; e entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas.


Algumas pessoas são resistentes à bactéria e não apresentam sintomas, apesar de a possuírem. A Mycobacterium leprae tem período de incubação de três a cinco anos. Os tratamentos mais avançados curam num prazo de seis meses a dois anos.


Brasil


O Brasil é o segundo país com maior incidência, tendo 72.500 casos registrados, ficando atrás apenas da Índia. Atualmente, o Brasil preside a Aliança Global de Eliminação da Hanseníase que reúne os 12 países com maior número de enfermos.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer