Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Melhorar a relação entre o mundo da educação e o mundo do trabalho é o desafio assumido pela Associação Caminhando Juntos (afiliada à United Way International), através do Concurso para o Fortalecimento da Capacitação Profissional Não Formal de Jovens. Podem participar as organizações sociais, que desenvolvam atividades na Grande São Paulo e na região das cidades de Campinas e Jacareí, voltadas para a capacitação profissional não formal de jovens. Em sua primeira edição, o concurso dará apoio técnico e financeiro às instituições selecionadas. As inscrições já estão abertas e o prazo termina em 20 de maio.
Serão consideradas as propostas relevantes e inovadoras em três áreas: conteúdo, método e gestão. Para Jaqueline de Camargo, gerente de projetos da Associação Caminhando Juntos, as definições dessas áreas podem parecer sofisticadas à primeira vista, mas são fundamentais na formação dos jovens. Ela afirma que é necessário pensar não apenas a entrada, mas também a permanência dos jovens no mundo do trabalho. E, para que isto aconteça, deve-se colocar as ações de capacitação profissional num patamar além da tradicional "educação pobre para os pobres".
A área de conteúdo consiste no desenvolvimento das "quatro competências da educação", segundo o relatório Jaques Delors da Unesco (2001). Tais competências são "aprender a ser, a conhecer, a fazer e a se relacionar". A área de método se refere a estratégias de aceleramento da aprendizagem, que permitam aos jovens se recuperarem o máximo possível do atraso causado por uma educação escolar deficiente. Já a área de gestão diz respeito à forma como a instituição social se planeja de forma estratégica, e também ao seu planejamento pedagógico. "As organizações que se candidatarem ao concurso não precisam se preocupar em demonstrar todos esses resultados na inscrição, afinal o desenvolvimento ou qualificação dessas capacidades é justamente o objetivo do concurso", avisa Jaqueline.
A seleção dos projetos será feita por um grupo técnico composto por gestores de referência em programas de qualificação profissional e por algumas lideranças jovens. Segundo Jaqueline, esse grupo deverá recomendar as propostas que sejam mais focadas nas suas "forças" do que nas "fraquezas e carências", e que tenham maior capacidade de trabalharem numa estrutura de cooperação técnica e financeira.
Seis organizações serão escolhidas e receberão apoio financeiro no valor de até R$ 40 mil, conforme as necessidades do projeto. Os recursos para o financiamento dos projetos serão mobilizados pela Associação junto a empresas privadas. Entre as formas de apoio técnico, está a organização de encontros e seminários, com a participação de gestores e lideranças na área, para a reflexão sobre as práticas educacionais com os jovens.
Segundo Jaqueline, as organizações selecionadas passarão a fazer parte de um grupo de referência, que, junto com o mundo empresarial e o poder público, será capaz de apontar soluções para os atuais desafios da equação juventude e trabalho.
O formulário para inscrição no concurso e outras informações estão disponíveis na página www.caminhandojuntos.org.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer