Autor original: Mariana Loiola
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Na aposta de que a universidade pode e deve intervir mais de modo positivo na sua comunidade, o Projeto Universidade Voluntária pretende envolver a participação direta de estudantes, professores e funcionários de universidades em atividades de trabalho voluntário. Lançada pelo Centro de Voluntários da Bahia (CVB), com o apoio do BNDES e da Comunitas, a iniciativa tem como objetivo implementar uma cultura moderna do voluntariado na sociedade baiana. Capacitação das instituições de ensino superior e estímulo a pesquisas e discussões acadêmicas sobre o assunto são os principais focos de atuação do Universidade Voluntária. Vinte universidades e 280 ONGs já estão inscritas.
O projeto teve início no último dia 16 de abril, com a realização de uma palestra de apresentação da proposta à comunidade acadêmica, às ONGs e aos demais interessados. As próximas etapas consolidarão a adesão dos participantes ao projeto, com atividades de capacitação. Palestras e dinâmicas serão utilizadas para ampliar a área de conhecimento dos participantes, incentivar o exercício da cidadania e da solidariedade, possibilitar a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral e apresentar o voluntariado como forma de conhecer as novas estruturas organizacionais emergentes no mundo contemporâneo (organizações não-governamentais e organizações em redes de apoio mútuo). "Queremos sensibilizar as universidades para que elas vejam que têm um papel social a cumprir", afirma Ana Cristina Matos, coordenadora do Projeto Universidade Voluntária. As capacitações ajudarão as ONGs a se estruturarem para receberem os novos voluntários e avaliarem as suas necessidades de trabalho voluntário. Para a comunidade acadêmica, serão incluídas dinâmicas e tópicos sobre práticas e leis de voluntariado, terceiro setor, universidade no terceiro setor, entre outros assuntos.
O CVB está montando um cadastro de oportunidades, de ONGs e universidades, para levar ao conhecimento de todos os participantes do projeto. Na última etapa, que deve terminar no final de junho, o CVB fará entrevistas com voluntários - para estudar o seu interesse e disponibilidade - e encaminhamentos para as ONGs.
Além de oferecer instrumentalização, o CVB vai servir como mediador, com a formação de redes de contato e grupos de discussão entre universidades e ONGs. O Universidade Voluntária é um projeto pontual, por isso o CVB não dará seqüência a ele, a não ser com suporte e disponibilização do banco de dados construído durante as etapas do projeto. "A nossa intenção é que os participantes adquiram o conhecimento necessário e a autonomia para correr atrás dos contatos", diz Ana.
De acordo com a coordenadora, o projeto procura apenas sistematizar uma demanda que já existe. "O estudantes universitários têm demonstrado bastante interesse no comprometimento social. Eles querem colaborar e procuram saber sobre formas de trabalho voluntário".
A expectativa é que o projeto contribua, além do trabalho em si, para a discussão acadêmica em torno do tema. O Universidade Voluntária levará aos participantes discussões sobre voluntariado, a fim de incentivar a produção de material acadêmico sobre o assunto em cursos de graduação e pós-graduação. "Queremos solidificar o que já existe de trabalho voluntário e sensibilizar novos grupos e pessoas. Quanto mais pessoas pesquisarem sobre o tema, mais incentivo haverá para o trabalho voluntário, o que, conseqüentemente, contribuirá para o desenvolvimento da sociedade", diz Ana.
Quem quiser participar do Projeto Universidade Voluntária ou obter mais informações pode entrar em contato com CVB pelo telefone (71) 322-1867 ou pelo correio eletrônico voluntariosbahia@terra.com.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer