Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
Dois eventos sobre poder local e gestão social irão reunir diversos especialistas em Salvador (BA) para discutir o tema “Gestão XXI, Gestão do Desenvolvimento, Gestão Social”. O IX Colóquio Internacional sobre Poder Local e o II Colóquio Internacional de Análise das Organizações e Gestão Estratégica acontecem de 15 a 19 de junho no Tropical Hotel. As inscrições já estão abertas.
Estão envolvidos na organização do evento a Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), seus Núcleos de Pós-Graduação em Administração (NPGA) e de Estudos sobre Poder e Organizações Locais (Nepol) e Programa de Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS). De acordo com os promotores do Colóquio, os eventos são “sobre organizações e territórios articulados por estratégias de gestão orientadas ao desenvolvimento”.
Foram convidados pesquisadores brasileiros e estrangeiros para debater temas como Escalas de Poder e Gestão de Interorganizações e Instituições; Cidades, Organizações e Gestão; Interculturalidade e Identidade no Desenvolvimento de Territórios; Capital Social e Desenvolvimento; Inovações e Transformações Sociais na Interação Público Privado: O viés da Gestão Pública; e Fato Associativo e Economia Solidária. Esses também são os nomes dos painéis programados para acontecer das 8h30 às 12h do segundo e terceiro dia de evento.
O tema do colóquio é de extrema importância hoje. “É o centro e o foco de toda política de todos os governos, além de ter grande relevância internacional”, afirma Tânia Fischer, professora da faculdade de administração da UFBA e coordenadora do evento. A questão do poder local tem sido orientada por procedimentos competitivos bem como por solidariedade e isso gera diversas práticas organizacionais que acabam por dialogar entre si. Esses são alguns dos pontos que serão discutidos no evento.
Dentro de cada painel, assuntos ligados a cada temática serão discutidos a partir de resumos dos trabalhos. À tarde os pesquisadores poderão se alongar mais nas apresentações durante as sessões de comunicações. Logo depois é a vez de sessões simultâneas no dia 16 e um painel de síntese no dia 17. Os dois últimos dias foram reservados para o colóquio de análise das organizações e gestão estratégica. No dia 18 acontecerá para o Simpósio Especial da Secretaria Extraordinária para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia.
O último dia dá vez a discussões sobre as perspectivas latinas da análise das organizações e gestão estratégica. Estão previstas as seguintes sessões temáticas, que ocuparão a tarde e a manhã: capital social e desenvolvimento”; cidades e gestão de serviços urbanos; fato associativo e economia solidária; escalas de poder e gestão de organizações, interorganizações e instituições; interculturalidade e identidade no desenvolvimento de territórios; gestão pública e cidadania.
A abertura acontece às 18h do dia 15, quando haverá seminário sobre o tema central do evento. Participam da cerimônia Jean François Chanlat, da Universidade de Paris Dauphine; Omar Aktouf, da Universidade HEC, de Montreal (Canadá); Eugene Enriquez, da Universidade de Paris VII; Clóvis Machado da Silva, da Universidade do Paraná; Cristina Leme, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur); e Tânia Fischer, do Nepol.
Na página do evento (ver link ao lado) há a lista de trabalhos aprovados pela comissão científica do evento, composta por pesquisadores brasileiros da Anpad e Anpur, além de membros da rede Organizações e Sociedade – Comitê 17 da Associação Internacional de Sociologia. Está disponível também a programação completa dos painéis e a ficha para se inscrever. As inscrições, que podem ser feitas até o dia do evento, custam R$ 200 para profissionais e R$ 60 para estudantes. Todos os participantes receberão pasta com caderno de resumos e anais em CD-Rom. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 237-4544 e endereços eletrônicos coloquio@adm.ufba.br e nepol@ufba.br.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer