Você está aqui

Prêmio Gênero & TICs

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor

Projetos de mulheres de todo o mundo, inovadores no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), poderão concorrer a um prêmio que, além de dinheiro, oferecerá uma grande oportunidade de troca de experiências. Promovido pelo Programa de Apoio a Redes de Mulheres da Associação para o Progresso das Comunicações (APC WNSP) e pela Global Knowledge Partnership (GKP), o Prêmio Gênero e TICs reconhecerá iniciativas que abordem e estimulem a abordagem de questões de gênero no campo das TICs. Através desse Prêmio, a GKP e a APC pretendem propiciar novas colaborações, parcerias ou oportunidades para o desenvolvimento de iniciativas em pequena escala ou comunitárias. O principal objetivo é promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres.

A idéia do Prêmio foi de integrantes da APC WNSP, que é uma rede de mais de 100 mulheres de 30 países, que apóiam iniciativas de mulheres que atuam por mudança social e igualdade de gênero, através do uso das TICs. A WNSP está comemorando 10 anos em 2003, o que faz deste o momento ideal para a inauguração do Prêmio Gênero e TICs. Além disso, questões relacionadas a gênero e TICs são o foco da GKP em 2003. Como esta organização também pretende continuar investindo esforços nessa área no futuro, o Prêmio representa também um grande impulso às ações da entidade. 

"A parceria com a GKP é o resultado de interesses comuns entre as duas organizações. Sendo a ‘rede das redes’ de múltiplos atores, a GKP luta por um mundo com igualdade de oportunidades, onde todas as pessoas sejam capazes de ter acesso ao conhecimento e à informação, e possam usá-los para melhorarem suas vidas", explica Anna Hidalgo, coordenadora do projeto do Prêmio Gênero e TICs.

Dividido em duas categorias - "Comunitário/individual" e "Múltiplos atores" -, o Prêmio contemplará tanto iniciativas comunitárias ou pequenas, desenhadas e implementadas por mulheres e organizações ou redes de mulheres, quanto projetos em grande escala, porém com custo acessível, desenvolvido por múltiplos atores.

As iniciativas que podem concorrer ao prêmio devem ser voltadas para a utilização das TICs no apoio ao empoderamento de mulheres ou à promoção da equidade de gênero, local, nacional, regional ou internacionalmente. As ações dos projetos podem incluir, por exemplo, esforços para reduzir a violência contra as mulheres; contribuir para a construção da paz em tempos de guerra e conflitos; ou promover o aumento e divulgação de informações sobre prevenção de HIV/Aids. Entre outros requisitos estão: utilizar ferramentas de informação e comunicação de modo sustentável e apropriado às necessidades e contextos da comunidade em que atua; ter conhecimento de oportunidades e limitações das TICs entre as pessoas envolvidas na sua implementação; e envolver a participação ativa das comunidades beneficiárias.

O vencedor de cada categoria receberá US$ 8 mil. A premiação se dará em uma cerimônia conjunta com a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), em Genebra, no mês de dezembro.

A coordenadora do projeto do Prêmio diz que, além de premiar os vencedores em dinheiro, as iniciativas selecionadas farão parte de um programa muito mais amplo, onde terão a oportunidade de conquistar novos parceiros para expandir ou replicar suas iniciativas. A partir de agosto, o projeto terá uma página na Internet, que servirá como uma plataforma para troca de informação e conhecimento. A página terá um resumo dos projetos ganhadores do Prêmio, espaço para publicação de experiências, entre outras informações na área de gênero e TICs. Portanto, a proposta do Prêmio Gênero e TICs não se limita à premiação - que deve acontecer a cada dois anos -, mas inclui também atividades de promoção e comunicação durante todo o ano.

O formulário de inscrição para o Prêmio deve ser distribuído através das redes ligadas ao WNSP e à GKP a partir da segunda quinzena de julho. Em agosto, quando a página do Prêmio na internet estiver pronta, também poderá receber inscrições. Segundo Anna, o prazo para inscrições deverá ir até início de setembro, mas a data exata por enquanto ainda não foi estabelecida. Outras informações sobre o Prêmio Gênero e TICs podem ser obtidas (em inglês) pelo correio eletrônico gkps@gkpsecretariat.org.my.


 


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer