Você está aqui

Especialidade em criança e família

Autor original: Mariana Loiola

Seção original: Novidades do Terceiro Setor

Com um mês de funcionamento, o Centro de Documentação e Estudos Roberto da Silva, em São Paulo, já é referência nacional com relação a temas sobre convivência familiar de crianças e adolescentes (em especial aqueles cujos direitos não estão sendo contemplados, respeitados ou foram violados). O local oferece espaço e conteúdo para o desenvolvimento de estudos que visem contribuir para a transformação da realidade da infância, da juventude e suas famílias no Brasil. É resultado da união dos esforços, experiências e conhecimento de duas entidades - a Fundação Orsa e o Centro de Capacitação e Incentivo à Formação de Voluntários e Organizações que desenvolvem trabalhos de apoio à convivência familiar (CeCIF) - e de Roberto da Silva - autor de pesquisas que tratam do destino de crianças órfãs e abandonadas colocadas sob a custódia do Estado (veja mais ao lado). Eles desenvolviam ações voltadas para a adoção e o direito à convivência familiar e reuniam publicações e estudos do Brasil e de outros países. "Muitas pessoas interessadas nesses temas nos procuravam e nós não conseguíamos atender a todos. O Centro de Documentação representa a sensibilidade das instituições envolvidas e potencializa a nossa capacidade de atendimento", afirma Roberto.

O acervo do Centro de Documentação deve atrair pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento - como psicologia, serviço social, direito, pedagogia, antropologia, sociologia e comunicação - e que atuam na área da criança e do adolescente. "Cerca de 1,5 milhões de pessoas no Brasil trabalham ou realizam estudos na área da convivência familiar. Esperamos que esse Centro de Estudos se constitua num suporte teórico para aqueles que lutam para evitar o abandono de crianças e adolescentes, a violência e a negligência familiar", diz Gabriela Schreiner, diretora executiva do CeCIF.

O acervo contém estudos do Brasil e de outros países da América Latina voltados, principalmente, para temas relacionados ao abandono, à adoção e à reintegração familiar, como: institucionalização, violência, deficiência, sexualidade, reprodução humana, trabalho infantil, medidas socioeducativas, políticas sociais e cidadania. O terceiro setor tem uma área exclusiva, com informações sobre voluntariado, captação de recursos, entre outras. "Em alguns países existem centros de documentação e estudos sobre diversos temas específicos. No Brasil, ainda estamos começando a desenvolver essa cultura", destaca a coordenadora da área de Promoção Social da Fundação Orsa, Elizabete Rosa.

Livros, teses, artigos, jornais, revistas, anais, vídeos e CD-ROMs são disponibilizados para consulta física no local. Quem estiver fora de São Paulo pode consultar o acervo via Internet, através de um banco de dados, e solicitar cópia do material selecionado. Por correio eletrônico, os funcionários do Centro de Documentação indicam livros e outras fontes. O CeCIF já fazia esse tipo de serviço anteriormente, mas agora está mais sistematizado e com um conteúdo muito maior.

Quem tiver publicações ou trabalhos que estejam de acordo com o perfil temático do acervo do Centro de Documentação pode deixá-los lá. Assim, em vez de terem uma biblioteca pessoal em casa, essas pessoas podem disponibilizar para o público a sua produção e suas fontes de pesquisa.

O Centro de Documentação e Estudos Roberto Silva fica na sede do CeCIF, na Rua Frei Caneca, 322, 3º andar, São Paulo (SP). O contato é feito pelo correio eletrônico cde@cde_robertodasilva.org.br ou pelo telefone (11) 3258-3373. A consulta ao acervo também pode ser realizada através do site www.cde-robertodasilva.org.br.


Mariana Loiola

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer