Autor original: Maria Eduarda Mattar
Seção original: Notícias exclusivas para a Rets
Entre as principais atividades de luta contra a construção de Angra III está o seminário "Energia para um Brasil Sustentável", sobre o uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira, realizado pela Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê) e pela Fundação Heinrich Boll. O evento acontecerá nos próximos dias 7, 8 e 9 de agosto, em Angra dos Reis (RJ), e integra a programação "Hiroshima Nunca Mais 2003" e a Campanha "Angra 3 Não!".
Na pauta estarão assuntos relacionados ao sistema energético brasileiro, porém a ênfase - quer se queira ou não - será para as discussões sobre a energia nuclear. Os temas dos painéis são: "A política energética brasileira"; "uso da energia nuclear na nova matriz energética brasileira"; "impactos econômicos e ambientais de programas de uso de fontes renováveis na matriz energética brasileira"; "atualidades e perspectivas do uso de energia solar no Brasil"; "experiências realizadas e perspectivas futuras para o uso de biomassa" e "experiências realizadas e perspectivas futuras para o uso de energia eólica".
Nomes como Maurício Tolmasquim, secretário executivo do Ministério de Minas e Energia; Fernando Jordão, prefeito de Angra dos Reis; Ildo Sauer, da Petrobras; Zieli Dutra, presidente da Eletronuclear; Laura Porto, coordenadora do PROINFA (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia), e Ruberval Baldini, da Associação Brasileira de Energia Solar, estão previstos na programação.
Além de abordarem os motivos pelos quais a energia nuclear não é uma boa opção para o Brasil, os debates irão enfocar, também com ênfase, as possibilidades de emprego em escala de fontes renováveis de energia, como a eólica, a solar (fotovoltaica) e a de biomassa (resíduos sólidos urbanos, animais, vegetais, industriais e florestais que podem ser utilizados para geração de energia).
Ivan Marcelo Neves, coordenador-geral da Sapê, diz que a intenção é realizar mais atividades além deste seminário e prosseguir mobilizando a população de Angra e arredores para os perigos que eles identificam nas usinas: "A gente vai continuar nesta luta. Não vamos desistir, não".
Na noite do dia 8, próxima sexta-feira, será realizado o show-protesto "Angra 3 Não!", com bandas locais. A concentração está marcada para as 19h, na Praça da Matriz, no Centro de Angra. O Greenpeace e a Fundação SOS Mata Atlântica fretarão ônibus para levar pessoas de São Paulo direto para esta manifestação. "Vamos alugar cerca de 20 ônibus para ir à manifestação, que deve reunir aproximadamente 150 mil pessoas", diz Sérgio Dialetachi, coordenador da campanha contra energia nuclear, do Greenpeace.
O seminário tem vagas limitadas e as inscrições deverão ser feitas pelo correio eletrônico sape.angra@terra.com.br ou na sede da Sapê, localizada na rua Professor Lima, nº 154, Centro, Angra dos Reis, RJ, Cep 23.900-000. Serão oferecidos apoio com alimentação aos participantes e estadia para os visitantes, privilegiando a participação de entidades ambientalistas, sindicais, do movimento popular e demais instituições que atuem na área de energia e sustentabilidade. Mais informações pelo telefone (24) 3367-0862.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer