Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original: Novidades do Terceiro Setor
Novos recursos para organizações sociais, desta vez vindos da Alemanha. A Fundação Konrad Adenauer oferece, pela primeira vez, uma premiação para entidades que realizam atividades de estímulo e fortalecimento de participação política e social em comunidades locais, ou que façam análise de elementos que contribuam para a democracia. Trata-se do Prêmio Konrad Adenauer, que será realizado anualmente. Cada edição terá um tema, sendo o deste ano “Combate à violência através de atividades comunitárias locais".
Apenas uma organização receberá o prêmio de R$ 30 mil. Para tanto, deve elaborar um projeto ou mesmo candidatar um já existente, desde que eles se encaixem no tema do concurso. De qualquer forma, as organizações precisam demonstrar a seriedade e a importância de seu trabalho. Podem participar entidades de todo o país.
Os projetos que quiserem se candidatar devem descrever os objetivos da organização, a quantidade de beneficiados, o orçamento, as formas de aplicação das idéias e como se dará a sua sustentabilidade. O júri observará principalmente a intenção do projeto, sua relevância e impacto social.
A Fundação Konrad Adenauer atua no Brasil há 35 anos, desenvolvendo atividades de promoção dos direitos humanos, de justiça social e de valores democráticos. Essa é a primeira vez que oferece um prêmio desse tipo. “Com base em nossas atividades do passado nos sentimos legitimados a estimular trabalhos e atividades que tenham ideais semelhantes aos nossos”, diz Wilhelm Hofmeister, diretor da Fundação e seu representante no país. A intenção da iniciativa é chamar atenção para atividades de formação política e de trabalhos comunitários, considerados por Hofmeister “elementos essenciais para a consolidação dos regimes democráticos”.
O combate à violência foi escolhido como tema por representar um problema muito grande e com repercussões na vida de todos os brasileiros, inclusive no desenvolvimento do país. O objetivo das iniciativas concorrentes deve ser ultrapassar obstáculos e buscar soluções para esse mal, que atinge tanto capitais quanto cidades do interior. “Pretendemos premiar uma organização que demonstre que é possível combater a violência por intermédio de atividades comunitárias realizadas por cidadãos engajados e corajosos e que não se deve esperar por atividades do Estado para melhorar situações locais. Mesmo que o Estado não deixe de ser obrigado a cumprir suas obrigações”, afirma Hofmeister.
Nesses anos de trabalho no Brasil, a Fundação Konrad Adenauer já fez diversas parcerias com organizações sociais. Colaborou com a Saúde Alegria, do Rio de Janeiro, a Associação de Apoio às Comunidades do Campo, de Natal (RN) e outras em atividades de formação política e educação. Foi parceira também em trabalhos acadêmicos que analisam as bases políticas, econômicas e sociais da democracia brasileira. Além dessas iniciativas, ela oferece cursos de formação política, patrocina publicações e oferece bolsas de estudo na Alemanha. É baseada em toda essa experiência que a Fundação se propõe a avaliar aquilo que pode ser eficaz em termos de mobilização e engajamento comunitários.
As propostas a serem submetidas devem ter no máximo 15 páginas e devem ser enviadas junto com o formulário de inscrição (disponível no site da fundação, cujo endereço está na área de "Links Relacionados" desta página) para premio@adenauer.com.br até 30 de setembro.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer