Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
Sob o lema "Tirem as mãos... o Brasil é nosso chão”, acontece no dia 7 de setembro o Grito dos Excluídos 2003. O slogan faz referência à campanha contra a implementação da Alca, prevista para 2005, e o grito é também, segundo os organizadores, por "trabalho, saúde, moradia, educação, reforma agrária e vida digna para todos". Em milhares de municípios, estão programadas manifestações contra o acordo regional de livre comércio. A principal delas deve acontecer em Aparecida, interior de São Paulo, ponto final da Romaria dos Trabalhadores, que no ano passado reuniu 150 mil pessoas.
Um dos objetivos do evento é recolher assinaturas suficientes para um abaixo-assinado exigindo do governo federal a realização de um plebiscito oficial sobre a Alca. O documento será entregue ao presidente da República no dia 16 de setembro.
O Grito dos Excluídos acontece há oito anos e é coordenado pelas seguintes entidades: pastorais sociais da CNBB, Pastoral da Juventude do Brasil, MST, Central de Movimentos Populares, Central Única dos Trabalhadores, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Movimento dos Atingidos por Barragens e Campanha Jubileu Sul.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer