Autor original: Marcelo Medeiros
Seção original:
As desigualdades do sistema de comércio mundial contribuem para a pobreza de países em desenvolvimento. Um fracasso nas negociações da Conferência Interministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontece em Cancún até 14 de setembro, pode agravar esse quadro. A opinião está expressa no boletim "Pontes - entre o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa conjunta do ICTSD (The International Centre for Trade and Sustainable Development), da Fundação Getúlio Vargas e da ONG portuguesa Oikos. O informativo está cobrindo a reunião da OMC e fornece notícias e análises destinadas aos países lusófonos.
A reunião de Cancún é considerada pelo Boletim como o mais importante evento internacional de 2003. Um dos principais temas discutidos será a agricultura, polêmica por causa de subsídios recebidos por agricultores da União Européia, dos EUA e do Japão. O informativo afirma que esses recursos impedem exportações de produtos agrícolas de países em desenvolvimento, o que gera perdas para pequenos agricultores e para o meio ambiente. Além disso, encarece alimentos naquelas nações e estimula a produção agressiva ao meio ambiente. Um fracasso em Cancún poderia diminuir a credibilidade de organismos internacionais como a OMC e as Nações Unidas para resolver problemas.
O Boletim Pontes é diário e pede aos representantes de países de língua portuguesa que defendam alterações nas regras comerciais internacionais para promover o desenvolvimento sustentável. O Pontes pode ser acessado em http://pontes.oikos.pt.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer