Autor original: Fausto Rêgo
Seção original: Serviços de interesse para o terceiro setor
A Aboriginal Peoples Television Network (Rede de Televisão dos Povos Aborígines) é uma emissora canadense de TV a cabo formada e administrada por três etnias - indígena, inuit (esquimós) e meti (primeiro grupo que os colonizadores encontraram ao chegarem ao país). Ela mantém uma programação voltada para essas populações, abordando temas como preservacionismo, integração social, caça e discriminação. É transmitida em vários dialetos e também em francês e inglês. A APTN é um dos diversos exemplos de inclusão étnica na mídia que serão apresentados no seminário internacional “Democracia e comunicação – o imperativo da inclusão”, que será realizado em Brasília (DF), de 25 a 27 de novembro. O evento é organizado pela Sociedade de Cultura Dombali, com apoio da Vice-Presidência do Senado Federal e da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA).
Permitir que no Brasil se reproduzam experiências como a do Canadá – ou de Estados Unidos e África do Sul, que também terão representantes participando do evento – é um dos desafios do seminário, que se propõe a debater iniciativas desse tipo e formular propostas que ampliem a participação da sociedade nos meios de comunicação de massa, garantindo o acesso de comunidades e grupos étnicos tradicionalmente discriminados.
“Eu tive a oportunidade de visitar a APTN e verificar a repercussão que eles têm. É um belo exemplo de concessão étnica”, comenta Regina dos Santos, presidente da Dombali e coordenadora do seminário. “Os canadenses avançaram bastante nesse campo e essa é uma experiência inovadora e fácil de implementar, desde que haja interesse do poder público e do setor privado”.
Além das concessões étnicas, serão discutidos temas como o papel das comunicações numa sociedade democrática, ética no jornalismo, legislação e experiências de diversidade e inclusão. Alguns convidados já confirmaram presença, como o vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS); a secretária especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Matilde Ribeiro; a ministra da Herança Canadense, Jean Augustin; a presidente da TV Educativa do Rio de Janeiro, Beth Carmona, e o presidente da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima. Também estão anunciados os nomes dos jornalistas Alberto Dines (do Observatório da Imprensa) e Eugênio Bucci (presidente da Radiobrás) e de Matthew Johnson (Strive Media Institute, dos EUA).
O evento será antecedido por seminários regionais que acontecerão nas cidades de São Paulo (dias 4 e 5), Porto Alegre (dias 7 e 8), Rio de Janeiro (dias 11 e 12) e Salvador (dias 17 e 18). O objetivo é que nesses encontros preliminares comecem a tomar forma as propostas e ações a serem encaminhadas. (Mais informações sobre os eventos regionais, no box ao lado).
“Nossa expectativa é muito grande”, diz Regina. “Acho que é a primeira vez que ocorre um debate sobre democratização dos meios de comunicação com um recorte étnico neste país e tenho certeza de que será uma discussão bastante profunda”. Embora reconheça conquistas recentes, como a exigência legal de um percentual de negros em peças publicitárias, ela considera que os avanços ainda são tímidos. “Isso é resultado de toda uma ação histórica do movimento negro para exigir do poder público e do setor privado algumas medidas para amenizar a exclusão de parte da nossa população. Mas são mudanças ainda um tanto acanhadas, se considerarmos, por exemplo, o tamanho da população negra no Brasil e a nossa necessidade de desenvolvimento”.
Para Regina, é preciso aproveitar o momento atual do país – de revisão e reflexão – para rever o modelo de comunicação. “Não é possível pensar em democracia sem isso”, afirma.
O seminário “Democracia e comunicação - o imperativo da inclusão” será realizado no Auditório Interlegis, no Senado Federal, de 25 a 27 de novembro, das 9h às 18h. O endereço é: Avenida N2, Anexo E, Brasília (DF). A partir do dia 2 de novembro, no site da Dombali (www.dombali.org.br), estará disponível um formulário para inscrição (que é gratuita). As vagas são limitadas.
Mais informações pelos telefones (11) 273-7455 ou (11) 273-4886 ou no próprio site da organização, onde pode ser encontrada a programação do evento.
Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer